27
jul
2015
2

EFEITOS COLATERAIS DOS ESTEROIDES

“As consequências indesejadas de abuso de AAS (esteroides anabolizantes) são mais prejudicial em mulheres e adolescentes: virilização irreversível e desnutrição de crescimento linear, respectivamente. Supressão do eixo hipotalâmico-pituitário-gonadal, que resulta em perturbações na função menstrual e infertilidade é, em contraste, reversível. Estimulação das glândulas sebáceas parece estar relacionado com a dose: Aumentar a testosterona além da faixa fisiológica normal em homens resulta em novos aumentos da taxa de excreção de sebo. Consequentemente usuários AAS tendem a sofrer de acne grave.

Um dos mais graves problemas associados com o abuso de esteróides anabolizantes é a diminuição invariável no HDL-colesterol devido à ação dos androgénios na supressão da atividade da lipase endotelial hepática. Isto pode ter consequências a longo prazo no aumento do risco de doença isquêmica do coração, mas é provavelmente não relacionado com a cardiomiopatia, acidente vascular cerebral ou embolia pulmonar associada ao uso de-AAS que pode haver efeitos independentes dos androgênios sobre a vasculatura e hemostasia. Possíveis efeitos adversos sobre a próstata decorrente de administração prolongada de esteróides anabolizantes não foram completamente elucidados, os dados consistem em relatórios de casos isolados e pouco frequentes. Os dados de ensaios contraceptivos masculinos, onde os voluntários receberam o enantato de testosterona 200 mg por semana, durante até 18 meses, não mostrou nenhuma mudança nas concentrações plasmáticas de antígeno específico da próstata (PSA), e o diâmetro transversal da próstata aumentou apenas 14% (16). As alterações hepáticas graves são quase sempre associadas com os andrógenos 17α-alquilados oralmente ativos como a metiltestosterona, methandrostenolona (dianabol), oxandrolona, stanozolol etc. Os usuários de esteróides anabolizantes exibiram mudanças de comportamento que vão desde aumento da agressividade para o chamado “comportamento agressivo” e psicose (17). Algumas evidências sugerem que os usuários se tornam dependentes de andrógenos e sofrer sintomas de abstinência (17). Os efeitos da abstinência são, provavelmente, também relacionada com a lenta recuperação da produção endógena de testosterona após a cessação do uso exógeno.

Apesar de relatos de casos individuais existentes na literatura, a incidência exata de efeitos adversos graves ou fatais é desconhecida. Resta, portanto, difícil avaliar com precisão o quão perigoso o uso de AAS é. Intuitivamente, pode-se deduzir que provavelmente há subnotificação substancial do uso de AAS. No entanto, a incidência global de complicações graves e fatais é provavelmente baixo. Estes casos isolados de patologia pode representar respostas idiossincráticas de indivíduos suscetíveis às doses farmacológicas utilizadas por abusadores de AAS; como uma regra geral, contudo, os efeitos descritos não podem ser extrapoladas para indicar um efeito genérico / classe sistemática de androgénios, com a excepção importante dos compostos 17α-alquilados, os mais prejudiciais dos agentes anabólicos. Às vezes é alegado que o estilo intermitente de usar esteróides anabolizantes, provavelmente, melhora os efeitos colaterais a longo prazo e que o uso de esteróides anabolizantes pode não ser tão perigoso para o bem-estar ou tão viciante como o uso de outras formas de drogas recreativas. Na ausência de quaisquer dados de apoio, no entanto, tais afirmações não deve ser geralmente aceite na presente”

Fonte:
Endocrine aspects of anabolic steroids
F. C. W. Wu

dudu haluch aprovedd (ñ fui eu q escrevi, apenas retirei do artigo citado)

2 Responses

  1. Arthur Martins Gomes

    Acredito que um bom tema para você falar DUDU é sobre a queda de cabelo, como evitar , quais as drogas que tem mais podetencial para calvice …
    Adoro ler seus artigos , abraço# venha para ribeirão

  2. Leandro soares

    Parabéns pelo seu trabalho amigo. Sou seguidor dele.
    Estou tentando entender para poder fazer meu primeiro ciclo já tenho 35 anos e tentando abaixar meu percentual de gordura para ter condições de fazer. Parabéns mesmo.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.