IOIMBINA – PERFIL (DUDU)

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

Cloridrato de ioimbina é um medicamento usado para tratar disfunção erétil, mas também tem sido utilizada em suplementos termogênicos para perda de gordura. A ioimbina é um fármaco antagonista dos receptores adrenérgicos alfa-2.

Importante explicar aqui que os receptores adrenérgicos alfa e beta são receptores dos hormônios adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Esses receptores estão presentes em diversos tecidos do organismo e ao serem ligados às catecolaminas promovem diversos efeitos fisiológicos no organismo.

No tecido adiposo os receptores alfa-2 quantos ativados diminuem a lipólise (quebra dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol), enquanto os receptores beta-2 aumentam a lipólise quando ativados pela adrenalina. Por esse motivo, o bloqueio dos receptores alfa-2 pela ioimbina aumenta a atividade da adrenalina e noradrenalina nos receptores beta-adrenérgicos, aumentando a lipólise.



Meia vida

A ioimbina tem uma meia vida de apenas 1-2 horas e para ter seu efeito lipolítico potencializado deve ser usada em jejum. As dosagens usadas por fisiculturistas e atletas fitness variam entre 15 a 20 mg por dia, sendo mais seguras em relação aos efeitos colaterais. É comum a combinação da ioimbina com cafeína e outros fármacos beta-adrenérgicos (efedrina, salbutamol, clembuterol), mas essa combinação pode ser perigosa por também potencializar os efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular.

Os efeitos colaterais mais comuns da ioimbina são tremores, insônia, taquicardia, dores de cabeça, ansiedade. A ioimbina faz parte da composição de suplementos termogênicos como Oxyelite e Lipo 6. No Brasil o cloridrato de ioimbina é comercializado como Yomax.

Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
9 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

ABSORÇÃO DE PROTEÍNAS

Seu corpo pode ABSORVER 100g de proteínas em uma refeição, mesmo que isso leve algumas horas. O que ele não pode fazer é utilizar completamente

T3 e T4 (DUDU)

Tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) são os principais hormônios secretados pela glândula tireoide, e a regulação desses hormônios é controlada pelo eixo hipotálamo-hipófise-tireoide. O hipotálamo

A INSULINA e o CORTISOL

A INSULINA e o CORTISOL são os hormônios mais incompreendidos no mundo da musculação. São vistos quase sempre como vilões pela maioria dos praticantes e

Leia Mais