Genética no esporte tem um papel fundamental para formar os melhores atletas, assim como também nas ciências, como matemática e a física, a genética faz os melhores pensadores (Gauss, Newton, Einstein, Galileu, Euler), ou na arte, os melhor…es músicos (Mozart, Beethoven, Wagner, Bach) e pintores (Da Vinci, Rafael, Caravaggio, Picasso). A genética faz os melhores gênios da arte e da ciência e também faz os melhores atletas, não são as drogas o fator determinante. No bodybuilding GENÉTICA do melhor atleta inclui basicamente:
1) aquele que tem a melhor estética e simetria;
2) aquele que tem a melhor resposta aos hormônios (maior sensibilidade dos receptores);
3) aquele que é mais resistente ou mais adaptado aos colaterais, que tem constituição de cavalo como dizia o grande Nasser El Sonbaty.
Você pode pensar que um atleta de genética ruim com dedicação e abuso de hormônios pode quebrar essas barreiras, mas a verdade é que não pode, ele não pode romper certos limites impostos pela natureza. O fato é que os melhores shapes em geral são os que respondem melhor aos hormônios, são atletas que já tem uma boa fundação de treinamento e dieta e um shape bom natural, porque seu corpo responde bem aos hormônios endógenos (testosterona, GH, insulina, IGF-1), e consequentemente vai responder bem aos hormônios sintéticos. Muitos atletas são lembrados pelo abuso e pelo grande volume muscular (Palumbo, Kovacs, Trey Brewer) e mesmo assim nunca chegaram a estar entre os melhores profissionais, justamente por não serem abençoados pela genética, seja pela estética do shape ou seja pela boa resposta aos hormônios. Então não pense você frango que os hormônios podem salvar o seu shape, se vc diz que treina sério e tem uma dieta impecável (o que quase nunca é verdade), porque isso seria o mesmo que assumir que seu corpo não responde bem às adaptações hormonais naturais, ou seja, que seus receptores são uma porcaria. Se vc não consegue criar músculos com seus próprios hormônios então terá a mesma dificuldade com os hormônios sintéticos; “bom natural, bom hormonizado”.
dudu haluch