REFRIGERANTE ZERO FAZ MAL? QUANTO FAZ MAL?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Provavelmente sim, mas nunca vi um argumento sensato e bem embasado de quem fala mal de refrigerante zero? Os argumentos sempre são extrapolações e invenções baseadas em achismo, sem o mínimo de evidência.

Não estou defendendo o consumo deles. É justamente por gostar de coca zero que eu me questiono o quão ruim ela pode ser para a saúde. Baseado no que encontrei na literatura sobre adoçantes e corantes (como caramelo IV), o embasamento para demonizar o refrigerante zero é na melhor das hipóteses muito fraco.

Em humanos não existem evidências que esse tipo de bebida cause câncer ou outros problemas graves de saúde. Embora, seu consumo possa ser prejudicial, principalmente no que concerne ao controle da saciedade.



Muitos adoçantes artificiais podem aumentar o desejo do cérebro pelo açúcar. “Eles são tão doces, em comparação com o açúcar, que estimulam um desejo de açúcar mais do que o açúcar”, diz o Dr. Komaroff. “Em outras palavras, esse refrigerante sem calorias pode levar você a desejar biscoitos.” Por isso, é mais provável que os refrigerantes e outras bebidas zero não ajudem na perda de peso em pessoas que abusem dessas bebidas e não seguem uma alimentação saudável e balanceada (rica em fibras, frutas, vegetais, gorduras boas etc).

Vejo muitas pessoas se entupindo de bebidas diet e adoçantes em dieta e isso pode ser um problema. Eu mesmo gosto de bebidas zero, mas tento controlar o consumo e manter uma ingestão alta de fibras e vegetais. Existem algumas evidências recentes que os adoçantes também podem prejudicar a microbiota e esse é mais um motivo para não abusar dessas substâncias.

Segundo professor William Kormos de Harvard:
“A doçura excessiva destes compostos leva a cravings para mais doces. Assim, você pode certamente consumir quantidades moderadas de bebidas da diet com segurança, mas não pode ser a escolha a mais saudável.”



Não abuse de bebidas diet ou adoçantes para compensar sua vontade de doces, você pode se prejudicar ainda mais. Muitas vezes é melhor comer o próprio doce do que tentar compensar com adoçantes. O mais importante é evitar ou consumir essas bebidas com moderação e enriquecer a dieta com alimentos saudáveis (vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas magras, boas fontes de gordura).

PS: não vai falar do sódio da coca zero hein seu cavalo. Leia a porra do rótulo. Obrigado :)

REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15367404
Artificial sweeteners–do they bear a carcinogenic risk? – PubMed – NCBI
Ann Oncol. 2004 Oct;15(10):1460-5. Review
ncbi.nlm.nih.gov



http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/new-concerns-about-diet-sodas

http://www.ivegetal.com.br/Anvisa/Informe%20Tecnico%20n%C2%BA%2048%20de%2010%20de%20abril%20de%202012%20-%20Anvisa.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4615743/

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
5 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

ESTANOZOLOL – PERFIL (DUDU)

Estanozolol é um esteroide androgênico que foi lançado comercialmente em 1962 com o nome de Winstrol, nome que popularizou a droga entre fisiculturistas e ratos

Qual açúcar é melhor?

Se for para escolher um tipo de açúcar, escolha o refinado (“não tô falando que comer açúcar é bom hein, não vai interpretar errado seu

TREMBOLONA e alterações no SNC

É fato que a trembolona é o esteroide com maiores efeitos colaterais associados ao sistema nervoso central. Isso ocorre provavelmente por efeitos antagonistas da trembolona

Leia Mais