Resistência à insulina, sódio e hipertensão

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

Na obesidade acontece um aumento do volume plasmático pela alta ingestão de sódio (alimentos industrializados), mas também devido à alta produção de insulina.

A insulina aumenta a reabsorção de sódio nos rins, isso significa que a insulina faz o sódio ficar no organismo em vez de ser eliminado pela urina.

Lembrando que o sódio atrai água, então se tem mais sódio no sangue, mais água também terá no sangue, elevando o volume plasmático.



Ingestão calórica excessiva

Na obesidade há uma ingestão calórica excessiva e resistência à insulina, causando um aumento na concentração de insulina no sangue. O excesso de insulina aumenta a quantidade de sódio e eleva o volume plasmático, gerando aumento da pressão arterial.

O sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) tem a função de controlar o volume plasmático e a pressão arterial, sendo constituído por alguns hormônios e enzimas.

Quando acontece um aumento no SRAA o volume plasmático e vasoconstrição aumentam, gerando aumento da pressão arterial.



Esse sistema é importante para gerar um controle na pressão arterial, pois quando acontece uma queda do volume plasmático e da pressão arterial o SRAA é acionado.

REFERÊNCIA:
E-book OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Dudu Haluch e Marcelo Conrado, 2023.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

CLEMBUTEROL – PERFIL (DUDU)

Clembuterol é um fármaco simpatomimético, o que significa que atua sobre os receptores adrenérgicos (da adrenalina e da noradrenalina) imitando os efeitos do sistema simpático.

Crash Hormonal e Pós-Ciclo

Pós-ciclo de esteróides é o tempo que você vai sofrer por todos os abusos cometidos durante o ciclo, então você tem que entender que não

Leia Mais