Resistência à insulina, sódio e hipertensão

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Compartilhe:

Na obesidade acontece um aumento do volume plasmático pela alta ingestão de sódio (alimentos industrializados), mas também devido à alta produção de insulina.

A insulina aumenta a reabsorção de sódio nos rins, isso significa que a insulina faz o sódio ficar no organismo em vez de ser eliminado pela urina.

Lembrando que o sódio atrai água, então se tem mais sódio no sangue, mais água também terá no sangue, elevando o volume plasmático.



Ingestão calórica excessiva

Na obesidade há uma ingestão calórica excessiva e resistência à insulina, causando um aumento na concentração de insulina no sangue. O excesso de insulina aumenta a quantidade de sódio e eleva o volume plasmático, gerando aumento da pressão arterial.

O sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) tem a função de controlar o volume plasmático e a pressão arterial, sendo constituído por alguns hormônios e enzimas.

Quando acontece um aumento no SRAA o volume plasmático e vasoconstrição aumentam, gerando aumento da pressão arterial.



Esse sistema é importante para gerar um controle na pressão arterial, pois quando acontece uma queda do volume plasmático e da pressão arterial o SRAA é acionado.

REFERÊNCIA:
E-book OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Dudu Haluch e Marcelo Conrado, 2023.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

TPC Completa (DUDU)

Depois de escrever vários tópicos sobre as melhores alternativas, drogas, para uma terapia pós ciclo, vou fazer um resumo aqui das melhores estratégias para construir uma TPC

O que é ser BODYBUILDER?

Colocar bodybuilder no perfil não te torna bodybuilder; colocar IFBB no nome não te torna bodybuilder, e é ridículo se vc nunca competiu; fazer dieta,

Leia Mais