QUEIMAR MAIS GORDURA DURANTE O EXERCÍCIO É IMPORTANTE PARA O EMAGRECIMENTO?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Por Dudu e @prof.raphaelcarvalho

Durante o exercício nosso organismo pode utilizar diferentes substratos para a produção de energia (fosfocreatina, carboidratos, gorduras e proteínas). Os principais utilizados são carboidratos e gorduras.

No exercício de baixa e moderada intensidade nosso corpo utiliza predominantemente gordura como fonte de energia, mas em intensidades mais elevadas a oxidação de ácidos graxos não consegue suprir rapidamente a grande demanda energética do músculo e o glicogênio muscular contribui de forma predominante.

Conforme aumenta a intensidade do exercício há elevação da atividade do sistema nervoso simpático, liberação de glucagon e catecolaminas que ao se ligarem aos seus receptores beta-2-adrenérgicos no músculo-esquelético aumenta a atividade da glicogênio fosforilase (enzima que quebra o glicogênio).



Como em exercícios de baixa e moderada intensidade não ocorre grande estimulação simpática, não há grande elevação da atividade da enzima glicogênio fosforilase, sendo assim, haverá maior utilização de glicose sanguínea e ácidos graxos livres (gorduras). Portanto, conforme a intensidade aumenta utilizamos menos gorduras e glicose do sangue e passamos a metabolizar mais glicogênio muscular. Mas, isso não quer dizer que treino de moderada intensidade é o que mais emagrece!!

O que impacta no emagrecimento é o treinamento promover alterações e adaptações fisiológicas que irão gerar o aumento da metabolização de gorduras (lipólise e oxidação) não apenas durante o exercício, mas sim, nas 24 horas do dia.

E isso pode ocorre quando há necessidade de se recuperar o glicogênio muscular, regenerar os músculos das microlesões e da necessidade de aumentar a síntese de actina e miosina.



A utilização de proteínas durante o treino aeróbio é pouco significativo, seu papel como fonte de energia é de apenas 5-10% nos exercícios de muita longa duração (~ 3 a 5 horas) em que não há reposição de carboidratos.

Se você esgota seus estoques de glicogênio muscular o exercício não pode ser mantido em alta intensidade, então o catabolismo de proteínas não irá aumentar significativamente e sim a oxidação de gorduras.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Ódio ao livre pensador

Quem odeia o amante do conhecimento, o livre pensador? Aqueles que estão presos à convicções; Aqueles que estão ligados a um partido, uma ideologia; Aqueles

GH e o poder da SINERGIA (DUDU)

É bem conhecido na medicina que adultos com deficiência de hormônio do crescimento (GH) apresentam uma série de distúrbios metabólicos, que acabam por afetar não só

Bom natural, bom hormonizado

Se vc não consegue crescer com dieta e treino, e acha que isso é uma desculpa para usar hormônios anabólicos, pq acredita que seu corpo

Leia Mais