AS GORDURAS QUEIMAM EM UMA CHAMA DE CARBOIDRATOS?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

QUEIMA MAIS GORDURA SEM CARBOIDRATOS, mas não necessariamente se perde mais gordura. A clássica afirmação “As gorduras queimam em uma chama de carboidratos” está no livro Fisiologia do Exercício (McArdle). Embora muito difundida, ela está errada e isso pode ser demonstrado por argumentos teóricos e evidências experimentais.

O argumento do McArdle parte do princípio que a oxidação do acetil-coa, proveniente dos ácidos graxos (gordura) precisa do oxaloacetato. O oxaloacetato é um intermediário do ciclo de Krebs, conjunto de reações químicas que ocorre na mitocôndria para produzir energia (ATP). O oxaloacetato pode ser proveniente da degradação de carboidratos ou proteínas. De fato, quando a dieta é restrita em carboidratos, a maior parte do oxaloacetato será proveniente de aminoácidos (aspartato, asparagina). Como na restrição de carboidratos, o corpo precisa produzir glicose para tecidos que são dependentes de glicose, como cérebro e hemácias, boa parte do oxaloacetato será desviado para a gliconeogenese (síntese de glicose a partir de aminoácidos). Por isso se diz que a oxidação de acetil-coa se torna mais lenta, limitando a velocidade de queima de gordura.

McArdle deixa de mencionar que na limitação de oxaloacetato, o corpo converte o excesso de acetil-coa em corpos cetônicos (no fígado), que podem ser utilizados como fonte de energia pelos tecidos, principalmente o cérebro. Ou seja, corpos cetônicos são uma forma de usar gordura como fonte de energia quando se limita carboidratos. Além disso, a oxidação de ácidos graxos (gordura) ainda ocorre em diversos tecidos do organismo e para isso o oxaloacetato continua sendo fundamental.



Na restrição de carboidratos, boa parte do oxaloacetato será proveniente de aminoácidos do músculo, o que aumenta a degradação proteica muscular. Por isso, dietas cetogênicas podem levar a um maior catabolismo muscular. É possível atenuar o catabolismo de proteínas musculares comendo mais proteínas. Mesmo que a queima de gordura seja maior em dietas mais restritas em carboidratos, a perda de gordura depende de quanta gordura você ingere e do saldo calórico, já que boa parte da gordura ingerida pela alimentação vai para o tecido adiposo.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
4 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Dieta inteligente e Metabolismo

Ouvi dizer que muitos concorrentes dizem “Vou fazer qualquer coisa” em referência a estar disposto a fazer 800 kcal / dia, “comer terra” e fazer

Leia Mais