HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio polipeptídeo produzido nos primeiros meses da gravidez com a finalidade de manter o corpo lúteo, e por esse motivo é usado como um bom marcador para testes de gravidez.
Esse hormônio foi descoberto em 1920 e com o tempo foi comercializado pela Organon. Entre os anos 50 e 60 teve diversos usos clínicos, incluindo indução da fertilidade em homens e mulheres, criptorquismo, depressão e obesidade.
HCG e dieta
O uso para tratamento da perda de peso foi proposto pelo Dr Simeons em 1954 em combinação com uma dieta de 500kcal, mas desde aquela época até hoje os estudos não mostraram diferença entre a dieta com HCG e placebo.
O hCG imita o hormônio luteinizante (LH), que é liberado pela hipófise, e nos homens esse hormônio tem a função de estimular a produção de testosterona nos testículos. Na terapia de fertilidade masculina o hCG é usado em doses de 3000 a 6000 UI por semana elevando a testosterona e estimulando a espermatogênese.
Recuperação da testosterona e fertilidade
Muitos estudos mostram que o uso de hCG recupera a testosterona e a fertilidade em usuários de esteroides que desenvolveram hipogonadismo após a interrupção do uso de esteroides anabolizantes. Por esse motivo hCG vem sendo usado desde os anos 80 entre fisiculturistas e se tornou a principal droga de uso na terapia pós ciclo (TPC).
Doses
Alguns gurus e médicos recomendam o uso no início da TPC em doses de 2000 a 5000 UI por semana (primeiras 3-4 semanas, desde que se respeite o timing da TPC*), enquanto outros defendem o uso intra ciclo em doses menores de 500-1000UI semana, alegando ser mais vantajoso para recuperação do eixo HPT evitar a atrofia testicular durante o uso de esteroides. As duas formas podem funcionar muito bem, mas é importante o acompanhamento com exames laboratoriais e/ou de um profissional experiente.
Posologia
Após diluído o hCG deve ser refrigerado para conservação e alguns especialistas afirmam que pode durar por algumas semanas, embora a bula recomende conservar por no máximo 12h. Pode ser aplicado por via intramuscular ou subcutânea. A recomendação geral é aplicação 3x na semana.
Timing da TPC se refere ao tempo necessário para que os níveis dos esteroides sintéticos no sangue estejam baixos o suficiente para não causar supressão do eixo, por isso é bom considerar aproximadamente 3-4x a meia-vida da droga para começar a TPC e/ou avaliar os exames de LH, FSH e testosterona.
abraços, Dudu Haluch