A nova moda é administrar aminoácidos pela via parenteral (infusão intravenosa). Procurando alguns estudos em pessoas saudáveis, encontrei apenas um em idosos que não mostrou diferenças no estímulo da síntese proteica.
“O achado mais importante deste estudo é que em adultos mais idosos saudáveis, a síntese proteica muscular é estimulado a um nível semelhante quando a disponibilidade de aminoácidos aumenta, quer através de infusão intravenosa ou ingestão oral de aminoácidos. Além disso, a via de administração dos aminoácidos não parece desempenhar um papel crítico na resposta de outros parâmetros do metabolismo muscular, a degradação de proteínas e o transporte de aminoácidos. Por outro lado, verificou-se que a fenilalanina endógena de corpo inteiro Ra, um índice de proteólise endógena, mostrou uma ligeira, mas significativamente diferente resposta aos aminoácidos de acordo com o modo de administração…”
“Ao interpretar os resultados é preciso considerar que a estimulação da síntese proteica muscular obtida nos nossos indivíduos foi conseguida utilizando uma quantidade bastante grande de aminoácidos mistos (cerca de 35-40g mais de três horas), o que representa quase metade da ingestão diária recomendada de proteína em adultos normais”
“Em geral, os nossos resultados proporcionam evidência de que tanto a administração de aminoácidos enteral e parenteral pode estimular eficazmente a síntese de proteína muscular nos idosos. Com base nestes resultados, a via enteral fisiológico parece ser mais atraente do que o modo de entrega parentérica de um suplemento de aminoácidos em pessoas mais velhas.”
ORAL AND INTRAVENOUSLY ADMINISTERED AMINO ACIDS PRODUCE SIMILAR EFFECTS ON MUSCLE PROTEIN SYNTHESIS IN THE ELDERLY
B.B. Rasmussen,*,*** R.R. Wolfe,* and E. Volpi**,**