10
jun
2013
1

Porque Não Fazer Front Load e Kick Start Em Ciclos

Esse artigo se baseia mais na minha pouca experiência prática, mas com reforço de uma boa bagagem teórica. Muitos de nós costumamos aceitar idéias novas simplesmente por elas parecerem mais interessantes e revolucionárias do que as antigas, e em geral acabamos não nos questionando sobre a real efetividade desses novos protocolos. É isso que venho percebendo com duas práticas muito comuns entre os usuários de esteróides, o kick start e o front load. Vamos falar sobre cada um deles antes.

KICK START:
A idéia do kick start é usar drogas bem anabólicas e de ação rápida num ciclo com drogas de meia-vida longa (cipionato, dura, enantato, deca), já que essas drogas levam mais tempo para agir, e os maiores ganhos do ciclo
acontecem em geral nas primeiras 4 semanas (L. Rea, Chemical Muscle Enhancement). As drogas mais usadas para esse objetivo em geral são diana e hemogenin, mas dependendo objetivo stano, oxan, turinabol, etc, podem ser uma boa opção.
Exemplo:
1-8 enantato 500mg
1-8 deca 400mg
1-3 diana 50mg tsd

FRONT LOAD:
É a estrategia de usar dosagens dobradas no inicio do ciclando visando uma quebra violenta da homeostase, e consequentemente maiores ganhos no inicio do ciclo. Acredito nao ser uma estratégia muito inteligente, por potencializar colaterais e também porque a concentração dos hormônios tende a ficar constante muito rapidamente, estabilizando os ganhos mais cedo.

A idéia desses dois protocolos é potencializar os ganhos no início do ciclo, onde a quebra de homeostase é mais violenta. Isso é bem efetivo, mas o problema é que quando você faz isso os níveis hormonais acabam se estabilizando mais rapidamente. Simplesmente porque você começou com uma quantidade de andrógenos maior nas primeiras semanas e no restante do ciclo doses menores não serão suficientes para gerar ganhos significativos. Os ganhos de um ciclo tendem a se estabilizar em ~6-8 semanas (W. Llewellyn, Anabolics, pág. 67). Com a prática do kick start e/ou do front load a tendência é q os ganhos se estabilizem em ~4 semanas, então eu acredito que eles ainda podem ser úteis em ciclos curtos (como é discutido no próprio artigo de front load, mas a maioria esquece dessa parte).

É engraçado como idéias antigas, como os “ciclos pirâmides” nas décadas passadas, podem parecer antiquadas hoje em dia, mas na minha opinião faz mais sentido agora e parece ser muito mais eficiente, porque a idéia por trás é simplesmente aumentar as doses quando os ganhos nas primeiras semanas estiverem estabilizando. É algo simplesmente empírico, os atletas do passado não tinham todo conhecimento que temos hoje sobre o funcionamento das drogas.

Dudu Haluch

You may also like

Ciclos para Mulheres (DUDU)
Noção básica para montar CICLOS
Ciclo dos Profissionais 3: anos 70 (era ARNOLD)
Ciclo dos Profissionais 2: anos 60 (Era OLYMPIA)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.