O segredo para viver MENOS: dieta low carb

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

As dietas com baixo teor de carboidratos (LOW CARB), que restringem os carboidratos em favor do aumento da ingestão de proteínas ou gorduras, ou ambas, são uma estratégia popular de perda de peso. No entanto, o efeito a longo prazo da restrição de carboidratos na mortalidade é controverso e pode depender se o carboidrato da dieta é substituído por gordura e proteína de origem vegetal ou animal.

Em uma grande coorte de adultos vivendo em quatro comunidades diferentes nos Estados Unidos, com mais de duas décadas de acompanhamento, padrões dietéticos de meia-idade marcados por baixo carboidrato (<40% calorias de carboidratos) e alto carboidrato (>70% calorias de carboidratos) foram associados com maior risco de mortalidade e menor tempo de vida residual, com risco mínimo observado com 50-55% de calorias de carboidratos.

Low carb e longevidade

Padrões dietéticos com baixo teor de carboidratos (dieta low carb), que favorecem fontes de proteína e gordura de origem animal, de fontes como cordeiro, carne bovina, suína e frango, foram associados a maior mortalidade em estudos de coorte prospectivos.



Esses achados refletem uma relação em forma de U entre ingestão de carboidratos e mortalidade e foram corroborados por dados de outras coortes norte-americanas, europeias, asiáticas e multinacionais, combinadas como parte de uma meta-análise.

Padrões dietéticos com baixo teor de carboidratos, favorecendo fontes de proteína e gordura de origem animal, de fontes como cordeiro, carne bovina, suína e frango, foram associados a maior mortalidade, enquanto aqueles que favoreceram a ingestão de proteína e gordura de origem vegetal, de fontes como vegetais, nozes, manteiga de amendoim e pães integrais foram associados a menor mortalidade, sugerindo que a fonte de alimento modifica notavelmente a associação entre ingestão de carboidratos e mortalidade.

Referências:
Dietary carbohydrate intake and mortality: a prospective cohort study and meta-analysis. Sara B Seidelmann et al. Lancet Public Health. 2018 Sep.
Association of Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets With Mortality Among US Adults. Zhilei Shan et al. JAMA Intern Med. 2020.






Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

DIETA DO HCG FUNCIONA?

Segue alguns dos principais estudos que compararam dieta do HCG com placebo: “[A análise de risco-benefício de um hCG-500 kcal reduzindo dieta (cura romana) em

O que importa no palco?

No palco não importa se vc subiu natural ou se tomou 3g de hormônios e uma porrada de outras drogas, vc é julgado pelo seu

Fim de relacionamento

Ontem me surpreendi com dois questionamentos inbox, e o motivo era o mesmo, ambos (homens) me perguntaram como lidar com o fim do relacionamento. A

Mídia, esteroides, álcool e câncer

Porra, a mídia e alguns médicos insistem em associar Câncer com Esteroides Androgênicos, uma associação não suportada pela maioria dos estudos científicos. Agora, sobre a

Leia Mais