12
nov
2013

Saturação de receptores com esteroides anabolizantes

Saturação de receptores com esteroides anabolizantes

NOTA: esse texto não é de minha autoria, é de um tal de Math

Muito se fala nos fóruns de musculação, páginas no facebook, sobre saturação dos receptores hormonais, mas, de fato, nunca vi ninguém explicando sobre isso, até mesmo na belíssima página do Dudu Haluch, que tem muitas informações preciosas (página Hormônios e musculação, Dudu Haluch, no facebook, indico), não achei nada sobre, então, resolvi escrever este texto para esclarecer algumas dúvidas.   Visando este assunto, temos básicamente 4 receptores pra diversas substâncias/hormônios/fármacos, e cada um responde em um determinado tempo. Existem os canais iônicos, são receptores nico…tínicos para acetilcolina, respostas em milissegundos, os metabotópicos ou acoplados a proteína G, receptores muscarínicos para acetilcolina, resposta em segundos, e é onde, por exemplo, atua o fármaco Butilbrometo de Escopolamina – Buscopan, os receptores acoplados a enzimas/quinases, resposta em minutos, onde atua a Insulina por exemplo. Os três citados acima são receptores de membranas.   Vamos ao que interessa pra gente, neste caso.   Os hormônios (corticóides, vitamina D, testosterona) atuam nos receptores nucleares, que tem ação em ordem de horas. Estes receptores não estão presentes nas membranas, e sim dispersos no citoplasma da célula, ou seja, para o hormônio atuar, ele tem que atravessar a membrana, ter boa lipossolubilidade. Ao atravessar a membrana, a substância se liga ao receptor nuclear, que irá até o núcleo da célula, ativando ou inibindo a síntese proteína (agonista – ativam o receptor, antagonista – interage, mas não produz uma resposta, agonista parcial – nem estimulam tanto nem inibem, são intermediários).   Acontece que, se esse receptor for estimulado por muito tempo e muito freqüentemente, e normalmente em dosagens suprafisiológicas, ocorre um processo chamado taquifilaxia, ou seja, esse receptor fica dessensibilizado, e neste caso, ou aumenta-se a dose das drogas para ter uma mesma resposta, ou utiliza-se de outras estratégias para não perder o efeito do fármaco.   Esse é um dos motivos que iniciantes não necessitam de grandes doses nos primeiros ciclos, e que usuários avançados necessitam aumentar a dose dos fármacos para ter uma melhor resposta aos hormônios.

  Abraços, Math

5 Responses

  1. camilo rocha

    Duduh sobre os corticoides. Tive amidalite e foi-me receitado corticotem (20mg). Por 5 dias. Reduzindo as dozagens. 40mg, 30mg, 30mg, 20 e 20mg. Depois da ultima dose quando posso começar a perder peso. Ja que estarei deficiente do hormônio cortisol quando cessar o uso? Sem o cortisol foca difícil de emagrecer ne?

  2. Carlos Caporal

    opa! bom dia man! então, vi esse post mas sinceramente não me esclareceu nada kkkkk. ok, entendo que os receptores saturam e com o tempo vc tem que aumentar doses. mas minha duvida é o que usar para recuperar a sensibilidade dos receptores. tipo, não conseguirei ficar em blast forever, é suicidio hormonal e fisico… quando estiver em cruise ou tpc o que uso para recuperar a sensibilidade dos receptores? essa é a minha duvida. Curto seus videos e postagens. sou de Porto Alegre e seria interessante um dia podermos trocar uma ideia. Atualmente estou num blast com propi testo, ace trem e masteron. Abraço amigo!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.