WHEY ESTIMULA MAIS INSULINA QUE PÃO BRANCO

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Pode parecer estranho, mas alimentos fontes de proteínas podem estimular mais a insulina que alguns alimentos fontes de carboidratos. O peixe, por exemplo, estimula mais a insulina que o macarrão. Claro que essa comparação é feita considerando a MESMA QUANTIDADE DE CALORIAS.

Estimular mais a insulina não significa elevar mais a glicemia. O efeito insulinogênico do whey é mediado por aminoácidos (leucina, valina, isoleucina, treonina) e por alguns peptídeos, como GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e GLP-1(peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1).

Alimentos lácteos são conhecidos por terem um baixo índice glicêmico e um alto “índice insulinêmico”. Pode parecer ruim um alimento estimular muito a insulina, mas como você pode ver na figura 2, o whey promoveu MAIOR SACIEDADE que outros alimentos fontes de proteínas. Além disso, estudos mostraram que adicionar carboidratos com proteína (whey) não promoveu maior síntese proteica, nem menor degradação proteica que o uso da proteína sozinha. Eu sei que é normal pensarmos que o carboidrato por estimular ainda a mais insulina deveria aumentar a síntese proteica e reduzir o catabolismo de proteínas. No entanto, o que foi observado na prática é que o aumento da insulina pelo carboidrato não fez nada de diferente no balanço proteico muscular. Ou seja, o efeito insulinotropico da proteína basta para otimizar síntese proteica e reduzir degradação proteica.



Quando se trata de dieta, obviamente uma dieta que reduz carboidratos terá redução nos níveis de insulina, mas se o controle da insulina fosse o determinante para perda de gordura consumir proteína teria um impacto tão ruim quanto consumir carboidratos. Obviamente isso é lógica simplista de LOW CARB fanático, pois nesse caso o pão teria um impacto menos negativo que o whey. Sabemos que reduzir carboidratos refinados e consumir mais proteína (~2-3 g/kg) é um bom conselho para perder peso. Estou criticando aqui os argumentos toscos que acham que consumir qualquer tipo de carboidrato (frutas, leguminosas, grãos integrais) é ruim para perder peso simplesmente porque estimula insulina.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

EXEMESTANO – PERFIL (DUDU)

Exemestano é um potente inibidor esteroidal da aromatase que passou a ser comercializado no ano 2000 com o nome comercial de Aromasin, indicado para o

Leia Mais