Lembro que no passado os caras nos fóruns gostavam de estipular regras nos ciclos (mitos sobre hormônios):
“tem que ter testosterona”
“testosterona baixa para secar é melhor”
“dianabol e hemogenin tem que ser no início, de kick start”
“tem que usar inibidor de aromatase com testo alta”
“boldenona tem que ser usada por 12 semanas”
“tpc tem que ser SERMS”
“HCG é melhor durante o ciclo”
….
Tudo isso é simplificação, é falta de um conhecimento mais aprofundado sobre como os hormônios funcionam de fato no organismo, e isso é compreensível, porque muito do conhecimento que temos sobre uso de esteroides não é bem compreendido e estudado pela ciência. Por exemplo, muito se falava que nandrolona (Deca) era um esteroide muito supressivo ao eixo HPT, mas os estudos mostram que ela é menos supressiva que a testosterona. Muitos acreditam que hemogenin é uma droga muito hepatotóxica, mas isso só acontece porque ele é usado em doses relativamente mais altas que os outros esteroides orais, e justamente por ser usado em doses maiores ele também é agressivo em colaterais, principalmente nos frangos de academia. Lembro também quando diziam que esteroides como deca e dura batiam lá pela terceira semana, quando na verdade os picos com esses hormônios acontecem nos primeiros dias, e você pode observar que os maiores ganhos são nas primeiras 3-5 semanas. Acho que a maior besteira e ignorância dos usuários era em relação à TPC, porque muitos começavam a TPC contando uma meia-vida da droga, e pra piorar faziam uma TPC medíocre com tamoxifeno e clomid (TPC SERMs). Quando acabavam a TPC não sabiam que o eixo continuava inibido e muitas vezes as drogas ainda estavam no sangue.
Hoje a moda é o blast e cruise, ficar on fire, e muitos caras ainda nem sabem o que estão fazendo, ou ainda acham que misturar várias drogas num ciclo é diferencial, misturam um monte de droga e fitoterápicos para controlar colaterais, sem entender de fato o que está acontecendo ou o que realmente funciona.
A verdade é que muitos efeitos podem ser controlados, pelo menos parcialmente, com a manipulação desses hormônios, assim como você não precisa se entupir de suplementos se você sabe manipular a dieta, e também não precisa ficar inventando moda em exercícios se sabe manipular o treinamento com métodos e estratégias inteligentes e bem estabelecidos. A individualidade só pode ser compreendida quando se tem conhecimento, conhecimento do metabolismo do indivíduo, conhecimento das ferramentas utilizadas e também das possibilidades. A banalização do uso de suplementos e drogas, o invencionismo no treinamento, são todos frutos de ignorância, falta de um conhecimento mais aprofundado.
abraços, Dudu Haluch