A FARSA DA GOJI BERRY E O MARKETING DOS SUPERALIMENTOS EXÓTICOS (por TIM CROWE)

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Não há discussão que os alimentos como brócolis, soja, peixe, aveia, blueberries, alho e chá todos têm uma soma de grandes benefícios para a saúde, mas estes não são o foco deste artigo. Não há um monte de lucro a ser feito pelos profissionais de marketing na promoção destes alimentos. São os superalimentos que estão ligados a uma grande quantidade hype do marketing com promessas de todos os tipos de benefícios extraordinários de saúde, mas que vem a um prêmio de preço muito caro, que eu quero focar.

Goji berries, também chamados de wolfberries, são o nome comum para a espécie botânica. Lycium barbarum. A fruta é amplamente cultivada em toda a Ásia, embora a maior parte do marketing comercial para goji enfoca variedades originárias do Tibete.
A Internet está repleta de alegações de saúde extraordinárias atribuídas a goji incluindo a atividade anti-câncer, propriedades anti-envelhecimento, melhorar a visão e aumentar a fertilidade, emagrecimento. Poucos ensaios clínicos humanos de qualquer qualidade foram conduzidos para apoiar estas alegações.

Distribuidores de frutas de goji apontam para centenas de estudos que podem ser provenientes de jornais médicos para fazer backup de suas reivindicações. Uma análise mais detalhada mostra que quase todos estes estudos foram realizados em células cultivadas em laboratório ou animais. Tais estudos estão longe, muito longe do que acontece nos seres humanos. Da pequena quantidade de pesquisa feita em seres humanos, a maioria apenas demonstrar melhorias nos níveis de antioxidantes no sangue e sentimentos subjetivos de ‘bem-estar'.
A alegação comum feita sobre as frutas goji é que eles têm o mais alto nível de vitamina C de todas as plantas (algumas reivindicações colocá-lo em até 500 vezes maior do que uma laranja!). Tais afirmações só podem ser descritas como de faz de conta. A análise independente da goji mostra que eles têm a mesma quantidade de vitamina C como laranja. Goji berries não oferecem benefícios especiais de saúde reais sobre frutas mais conhecidas, como morangos e mirtilos.
“Análise independente de frutas goji mostra que eles têm a mesma quantidade de vitamina C como laranja”.



Os antioxidantes são os nutrientes mais comuns focalizados na promoção de superalimentos. Antioxidantes são substâncias químicas encontradas em alimentos, especialmente frutas e legumes, que ajudam a proteger as células do corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
Então como é que as reivindicações antioxidantes sobre alimentados feitas sobre os superalimentos discutidos aqui chegaram? Em 2007, CHOICE mediu os níveis de antioxidantes de uma gama de diferentes amostras de goji, noni, e sucos de açaí. Lembre-se, estes sucos são fortemente promovido para os benefícios de saúde que eles dão decorrente do alto nível de antioxidantes que contêm. Em comparação com o teor de antioxidante de uma deliciosa maçã vermelha, todos os sucos testados continham apenas entre 10 e 30% do volume da capacidade antioxidante de uma maçã comum. Eu chamo isso de uma falha para os comerciantes desses alimentos que estão fazendo um bom lucro a partir do pobre consumidor hipnotizado por sua rotação.

Para obter a quantidade equivalente de antioxidantes encontrados em uma deliciosa maçã vermelha, você teria que consumir cinco sucos de goji de 30 ml, custando-lhe uma bolada de US $ 10. E que levaria cinco sucos de noni de 30mL, custando US $ 7,50, para obter a mesma quantidade de antioxidantes como a encontrada em uma única laranja. Claramente, em uma base servir-a-servir, muitas frutas comuns, como morangos e maçãs, contêm mais antioxidantes do que fortemente comercializados ‘supersucos', e são muito mais baratos.

Cuidado com as alegações de saúde exorbitantes feitas sobre milagre comidas exóticas que têm pouca evidência científica para apoiá-los. Tais alegações são normalmente associados com os alimentos caros de boutique. Os fundamentos de uma dieta saudável, lhe deixarão próximo da saúde ideal que seu corpo pode alcançar.



AUTOR: Tim Crowe

http://www.thinkingnutrition.com.au/superfoods-more-like-supermyth/




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