2
ago
2019
9

ÍNDICE GLICÊMICO É IMPORTANTE?

Alimentos de de alto IG são digeridos e absorvidos mais rapidamente e por isso provocam elevações mais abruptas na glicose sanguínea e nos níveis de insulina. No entanto, o IG de um alimento pode variar de acordo com o seu preparo, conteúdo de fibras, proteínas, gorduras etc. Mais importante que isso, um alimento geralmente é consumido em combinação com outros em uma refeição e o que vai importar é o IG da refeição.

Se um alimento tem IG alto ele vai elevar mais sua insulina temporariamente e muitos podem pensar que isso pode prejudicar a composição corporal, dificultando a perda de gordura. As coisas não são tão simples assim, porque além do que já foi dito anteriormente, a resposta de indivíduos ao consumo de um determinado alimento pode variar, assim como sua SENSIBILIDADE À INSULINA. Além disso, quando se trata de perda de peso grande parte das evidências tem demonstrado que o IG não influencia na perda de peso/gordura, ou seja, em DÉFICIT CALÓRICO não importa se você optou por ARROZ BRANCO OU INTEGRAL, BATATA DOCE OU BATATA INGLESA. Isso acontece provavelmente devido ao aumento da sensibilidade à insulina com a perda de peso e restrição calórica.

Para o ganho de peso pode não ser uma boa ideia se entupir de alimentos de alto IG e alta carga glicêmica, porque a sensibilidade à insulina é reduzida. O exercício físico também tem grande impacto no aumento da sensibilidade à insulina.

“Comer muito arroz branco pode não causar problemas metabólicos para camponeses chineses que desempenham trabalho braçal regular. Mas à medida que milhões de chineses migraram das fazendas para as cidades – trazendo consigo sua dieta rica em carboidratos e deixando para trás o alto nível de atividade física -, as taxas de diabetes começaram a disparar” (David Ludwig).

Não é interessante se entupir de uma dieta rica em carboidratos refinados se você quer perder peso, principalmente se você não treina, come poucas fibras e/ou tem uma baixa sensibilidade à insulina, mas mesmo um indivíduo obeso pode se beneficiar de alimentos com alto IG, principalmente aqueles com baixa CG (batata inglesa, melancia, abacaxi). Prefira arroz branco com feijão que já muda bastante a qualidade da sua refeição.

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.