LEVOTIROXINA (T4) – PERFIL (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Levotiroxina sodica é a forma sintética do hormônio tiroxina (T4), produzida pela primeira vez nos anos 50 com o nome comercial de Synthroid. Levotiroxina tem uma meia vida de 7 dias e é o medicamento padrão para o tratamento do hipotireoidismo.

Apesar da tri-iodotironina (T3) ser o hormônio biologicamente ativo, com afinidade aos receptores muito maior que a tiroxina (T4), quase 90% do T3 é proveniente da conversão do T4 nos tecidos periféricos. Portanto, a suplementação de T4 é suficiente para tratar o hipotireoidismo.

Levotiroxina e liotironina

Pode-se dizer que os efeitos da levotiroxina são os mesmos que os da liotironina, mas com uma absorção mais lenta e uma meia vida longa. Também é preciso lembrar que a equivalência entre T3 e T4 é cerca de 1:4 (T3:T4), ou seja, 25 mcg de T3 equivalem a aproximadamente 100 mcg de T4. Por isso, fisiculturistas costumam ciclar T4 em forma de pirâmide, começando com 50 mcg/dia e indo até 250-400mcg/dia.



Assim como T3, a levotiroxina também suprime os níveis de TSH, mas as concentrações tendem a voltar ao normal algumas semanas após interrupção do uso. O uso de T4 é mais comum e seguro que o da liotironina, pois é um medicamento que pode ser encontrado em qualquer farmácia com um custo relativamente baixo.

Perda de peso e gordura

Por ser um poderoso termogênico e aumentar o metabolismo, a levotiroxina pode levar a uma grande perda de peso e gordura, mas após interromper o uso um crash hormonal é inevitável e os resultados obtidos com o uso tendem a ser perdidos. Por esse motivo é preferível seu uso nas semanas finais de um pré contest e uso dessa droga para emagrecer parece promover apenas resultados temporários, aumentando o risco de ganhar mais gordura depois do uso devido a uma queda do metabolismo.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
2 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não funciona igual em todo mundo!

Algo simples que as pessoas deveriam saber sobre hormônios anabólicos sintéticos para fins estéticos: “Não funciona igual em todo mundo, e pior, funciona muito melhor

TESTOSTERONA para MULHERES (DUDU)

Muitas mulheres evitam o uso recreativo de testosterona para ganho de massa muscular, mesmo sendo o principal hormônio indicado para terapia de reposição androgênica em

IGF-1 – PERFIL (DUDU)

O fator de crescimento 1 semelhante à insulina (IGF-1, somatomedina C) é um hormônio peptídeo anabólico de 70 aminoácidos que é estimulado pelo hormônio do crescimento (GH)

TOP NATURAL e GENÉTICA (DUDU)

Mais importante que níveis de hormônios elevados é a sensibilidade dos receptores, principalmente do receptor androgênico (AR). Isso é um dos fatores que caracteriza um

Leia Mais