12
jun
2013
5

Bulk e Cutting para Naturais e Hormonizados (DUDU)

Muitos se perguntam quanto tempo deve durar uma dieta para ganho de volume (Bulk) ou para definição (cutting, contest). A resposta mais sensata seria, ¨até que você alcance o seu objetivo¨. No entanto existem bons números que a maioria de néos entende como uma média satisfatória a ser alcançada. Estou querendo dizer que a duração de uma dieta deve ter como principal parâmetro o percentual de gordura (BF).

Uma observação fundamental também é como será todo o processo de ganho de massa muscular ou perda de gordura, uma vez que além da dieta outros recursos importantes, como o exercício aeróbico, suplementos, termogênicos e esteróides androgênicos podem ser incluídos para potencializar o protocolo (bulk ou cutting).

Vamos aos números, considerando dois casos: naturais e hormonizados. Os naturais podem considerar o uso de drogas termogênicas (T3, EC, clembuterol, etc) como uma opção.

Naturais devem ter metas mais modestas, e considero que um bom percentual de gordura para começar um bulk estaria na faixa de 4-12%, sendo que o bulk deve durar uma média de 8-12 semanas, e um bom BF para cesar o protocolo de ganho de massa estaria em ~15-18%. Passar disso pode trazer grandes dificuldades num futuro cutting. Hormonizados podem considerar ~10-12% de BF um bom valor para se atingir no bulk, sendo que se você não cicla tão frequentemente ficar em ~15% não seria um grande problema (o que importa mesmo é você se sentir bem com o seu corpo e de quanto sacrifício está disposto).

Em cutting o melhor para os naturais seria começar a dieta com ~15-18% de BF (considerando que você já tem uma boaquantidade de massa muscular). Acima disso você terá mais tempo e trabalho – para fazer as coisas de maneira eficiente – do que o normal, mas não tem escolha. Uma boa média inferior a ser atingida para os naturais seria um BF de 8-12%, lembrando que quanto menor seu BF mais o corpo irá depredar sua preciosa massa muscular, então ficar abaixo de ~8% natural com grande quantidade de MM está fora da realidade (a tendência a ficar frango cresce exponencialmente com o BF abaixo desse limiar,rs). Para os hormonizados a realidade é muito diferente, você poderá perder ou até mesmo ganhar MM em cutting (que nesse caso pode se confundir com clean bulk), tudo dependerá do seu objetivo, dieta, tempo de ciclo, doses, drogas, etc. O BF mais baixo para um atleta de alto nível está em ~3-4%.

Ganho e Perda de peso:

– Naturais: peso deve variar entre 0,5-1 kg por semana, lembrando que quanto mais peso ganho rapidamente maior o ganho de gordura, e quanto mais peso perdido rapidamente maior a perda de MM.

– Hormonizados: peso deve variar entre 1-2 kg por semana, e mesmo nessa média é possível ganhos limpos (sem gordura, embora que sem retenção um ganho de ~1kg é mais realista, e isso nas primeiras semanas, 1-6). No cutting a variação de peso tende a ser menor, dependendo vários ajustes, mesmo porque os esteróides atuam como drogas anti-catabólicas e anabólicas.

Mulheres:

Para mulheres, que tem uma produção de testosterona ~20x menor que o homem todo processo tende a ser mais lento, ainda mais sem o uso de esteróides anabolizantes. Variações no peso corporal devem ser menores (~0.5kg para naturais e ~1kg para hormonizadas), mas de qualquer forma as mulheres mantém a linha feminina com BF´s maiores que o dos homens. Então uma média superior para bulk estaria entre 20-22% de BF e para cutting uma boa média inferior estaria em ~12-15% de BF. Hormonizadas podem ficar abaixo desses valores tranquilamente.

abraços, DUDU HALUCH

You may also like

O limite natural: Potencial Genético Muscular (DUDU)
LIMITE NATURAL (DUDU)
Dieta BULK e CUTTING para HORMONIZADOS (DUDU)
LEGÍTIMO NATURAL (DUDU)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.