Tantas bobagens ditas sobre gorduras saturadas, colesterol, frutose, índice glicêmico e valor biológico, poderiam ser poupadas se antes de tantos argumentos estúpidos fosse explicitado o contexto da dieta (isso sem falar no perfil do indivíduo: se é atleta, obeso, magro sedentário etc).
O metabolismo sofre grandes mudanças em uma dieta hipocalórica em relação a uma dieta hipercalórica, e também quando se provoca uma grande variação na proporção dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Além disso, deve-se considerar sempre a resposta individual do metabolismo, a genética do indivíduo. Nesse contexto global a demonização que se faz dos carboidratos é tão estúpida quanta a que se faz das gorduras saturadas e do colesterol.
Eu poderia explicar em detalhes como cada um desses itens se altera em contextos dietéticos diferenciados, mas já escrevi sobre todos eles nos meus textos (coloquei nos comentários). Se você quer entender nutrição realmente você precisa entender bioquímica e metabolismo, e sempre desconfiar dos argumentos extremistas. O maior vilão na nutrição não é nenhum alimento, nem mesmo o açúcar e a gordura trans, é a ignorância.
CARBOIDRATOS na DIETA: frutose, IG e sensibilidade à insulina (DUDU)
SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS E EFICIÊNCIA METABÓLICA (DUDU)
abraços, dudu haluch