8
jul
2019
6

ESCALA DE VIRILIZAÇÃO PARA MULHERES (HALUCH)

1 – Testosterona
2 – Dianabol
3 – Nandrolona
4 – Estanozolol
5 – Turinabol
6 – Trembolona
7 – Oxandrolona
8 – Primobolan
9 – Masteron
10 – Hemogenin
11 – Boldenona
12 – Proviron

Essa escala não pretende ser exata, apenas uma aproximação, com a ideia de informar as mulheres quais esteroides oferecem maior risco de efeitos virilizantes (pelos faciais e corporais em excesso, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris, acne, redução dos seios, calvície, masculinizacao do corpo e da face).

A escala considera a comparação mg/mg, por isso é bom ter cautela. Por exemplo, testosterona pode ser usada por mulheres, mas a dose deve ser mais baixa relativamente aos demais esteroides.

Considere que uma mulher produz 10x menos testosterona que um homem, aproximadamente 4 a 7 mg por semana, com níveis fisiológicos na faixa de 15 a 75 ng/dL. Efeitos como acne e hirsutismo são comuns mesmo em doses relativamente baixas, como 5 a 10 mg dia de oxandrolona, dependendo da genética. Doses mais seguras, para maioria dos esteroides, que diminuem os efeitos mais masculinizantes (voz grave, hipertrofia do clitóris) devem ficar abaixo de 80-100 mg semana de andrógenos; exceto testosterona, dianabol e nandrolona, que podem ser muito virilizantes mesmo com 50-75 mg por semana.

Lembrando que virilização também depende de resposta individual e tempo de uso, não só da droga escolhida e das dosagens. Não foram considerados outros efeitos colaterais (perfil lipídico, hepatotoxicidade, efeitos psicológicos etc), então não considere que a escala seja uma escala genérica para efeitos colaterais. Lembrando que Proviron praticamente não tem efeito anabólico.

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.