Fake news da nutrição: esclarecimentos sobre o trigo e algumas bobagens difundidas na internet

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

1- Não podemos falar que o trigo piora a esquizofrenia. Uma meta análise até encontra alguns benefícios mas deixa claro que os estudos são limitados por não serem randomizados e muito heterogêneos.
Use of a Gluten-Free Diet in Schizophrenia: A Systematic Review

2- Também não há evidências significativas de ligação direta do trigo ao TDAH, ou que seja útil no tratamento.

3- Trigo não vicia. Nenhum alimento especifico é ligado ao vício, muito menos o trigo, ou glúten. Por essa lógica, você viciaria em pão sem recheio e macarrão sem molho.

4- Não é possível atribuir aumento de apetite ao trigo, isso não tem fundamento nenhum.

5- Como o trigo contém glúten, ele pode causar grandes danos ao intestino em pessoas com doença celíaca, mas isso não ocorre em pessoas saudáveis.

6- Qualquer fonte de carboidrato vai aumentar a glicemia, não é particularidade do trigo e isso não é um problema. Seu corpo precisa de glicose todos os dias, por isso na falta de consumo de carboidratos o próprio organismo tem que fazer glicose através de um processo conhecido como gliconeogênese. O cérebro e as hemácias dependem de glicose como fonte de energia, por isso precisamos ter “açúcar no sangue” sempre.

7- Não há nada ligando a refluxo e azia em pacientes saudáveis. Por essa lógica, todo mundo teria refluxo após o pãozinho pela manhã.

8- Trigo não aumenta a inflamação porra nenhuma. Como explicamos na aula sobre Leite na Nutriflix, é preciso falar quais marcadores de inflamação aumentam e qual a relevância deles. Neste caso, nenhuma.

9- “Trigo destrói seu cérebro”, teu r4b0.

10- Nenhum alimento engorda ou emagrece, você engorda quando consome mais calorias do que seu corpo gasta, segundo as leis da física.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

mTOR E GANHO DE GORDURA (DUDU)

A mTOR é proteína considerada integradora celular, responsável por estimular processos anabólicos, regulando a síntese de proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos, necessários para a o

Um dia você aprende!

Um dia vc aprende que ñ importa tanto o tamanho do seu braço, é mto mais sua simetria, seus músculos e seu BF baixo que

Leia Mais