A OMS emitiu uma nova diretriz recomendando contra o uso de adoçantes sem açúcar para perder peso, pois as evidências disponíveis sugerem que “não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças”, segundo a organização.
“Substituir açúcares livres por ADOÇANTES NÃO CALÓRICOS não ajuda no controle de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”, disse Francesco Branca, MD, PhD, diretor de nutrição e segurança alimentar da OMS. ADOÇANTES não são fatores dietéticos essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde”.
OMS não sugere que você use açúcar
Ou seja, a OMS não sugere em nenhum momento que você use AÇÚCAR no lugar de adoçantes (não troque a coca zero por coca normal, é uma péssima ideia). Ela aconselha evitar adicionar açúcar e adoçantes e preferir consumir os alimentos com seu sabor natural.
Não podemos negar que esse parece ser um bom conselho de saúde, mas no AMBIENTE OBSOGÊNICO em que vivemos é de se esperar uma adesão extremamente baixa a esse tipo de conselho, além de possíveis erros de Interpretação. Indivíduos com doenças crônicas podem voltar a consumir açúcar.
O consumo de açúcar adicionado está associado ao desenvolvimento e/ou prevalência de fígado gorduroso, dislipidemia, resistência à insulina, hiperuricemia, DOENÇAS CARDIOVASCULARES e DIABETES MELITUS TIPO 2, muitas vezes independente do ganho de peso corporal ou ingestão total de energia.
Existem estudos de intervenção dietética em que seres humanos exibiram aumento de lipídios circulantes e diminuição da sensibilidade à insulina ao consumir alto teor de açúcar em comparação com dietas de controle.
Reduzir o consumo de ADOÇANTES pode ser uma boa ideia, mas jamais troque o adoçante por qualquer tipo de açúcar. É importante frisar q as evidências sobre os riscos do uso de adoçantes são de baixa qualidade.
Referências:
Sugar consumption, metabolic disease and obesity: The state of the controversy. Kimber L Stanhope. Crit Rev Clin Lab Sci. 2016.
Dietary sugars and body weight: systematic review and meta-analyses of randomised controlled trials and cohort studies. Lisa Te Morenga et al. BMJ. 2012.
Health effects of the use of non-sugar sweeteners: a systematic review and meta-analysis. WHO: Do not use non-sugar sweeteners for weight management. ByEmma Bascom