O Poder da Suplementação de Bicarbonato de Sódio: Efeitos, Benefícios e Recomendações

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Benefícios da suplementação com bicarbonato de sódio

A suplementação aguda de bicarbonato de sódio tem como resultado um aumento na concentração plasmática de bicarbonato. Esse aumento leva a uma redução na concentração de íons H+ no meio extracelular, elevando o pH. Com menos íons H+ presentes no plasma, durante o exercício, a maior parte dos íons H+ produzidos nos músculos migra para o meio extracelular através do transportador MCT. Portanto, a suplementação com bicarbonato de sódio promove o efluxo de H+ dos músculos para o sangue, resultando em um aumento de desempenho.

Efeitos colaterais da suplementação

No entanto, um dos principais efeitos colaterais da suplementação de bicarbonato de sódio está relacionado aos desconfortos gastrointestinais. Cerca de 80% a 85% do bicarbonato ingerido é consumido no estômago, causando um tamponamento dos ácidos estomacais. Isso leva a um significativo aumento nos níveis de CO2 e H2O, resultando na dilatação estomacal devido à presença do gás CO2. Com isso, a ingestão de altas doses de bicarbonato de sódio pode ocasionar dor abdominal e eructação.

Recomendações e segurança da suplementação

Estudos demonstram que a suplementação com bicarbonato de sódio é eficaz para melhorar o desempenho. Recomenda-se uma dose média de 300 mg por kg de peso total, administrada 60 a 150 minutos antes do exercício físico, em combinação com uma refeição rica em carboidratos para minimizar os efeitos colaterais gastrointestinais. No entanto, é importante ressaltar que doses acima do recomendado não proporcionam benefícios adicionais e aumentam o risco de efeitos colaterais. Quanto ao uso crônico do bicarbonato de sódio, não há segurança comprovada, sendo essa uma suplementação indicada para uso agudo.



Resumo: Lançamento do meu novo livro🔥

O lançamento do meu novo livro aborda os benefícios da suplementação com bicarbonato de sódio para o desempenho esportivo, destacando como essa substância promove o efluxo de íons H+ dos músculos para o sangue, melhorando a performance. No entanto, é importante considerar os efeitos colaterais gastrointestinais, como dor abdominal e eructação, ao utilizar doses elevadas. Recomenda-se a administração de 300 mg por kg de peso corporal antes do exercício, em combinação com uma refeição rica em carboidratos, para minimizar os desconfortos. A suplementação com bicarbonato de sódio é indicada para uso agudo, não sendo recomendado o uso crônico dessa substância.

@duduhaluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
1 Comentário
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

METILTESTOSTERONA – PERFIL (DUDU)

Metiltestosterona é basicamente uma testosterona na forma oral, e portanto tem os mesmos efeitos das testosteronas injetáveis, embora não a mesma eficácia. Por ter uma

Leia Mais