“Comer muito frango pode ser nocivo ao fígado e ao rim, e só deve ser feito por atletas que treinam em alta intensidade. Procure um nutricionista!”
O que tanto muda do whey p o frango cacete p um simples suplemento precisar de prescrição nutricional? Prescrição nutricional de uma pessoa que não se atualiza, de uma pessoa que nunca pesquisou o sobre a relação de dietas hiperproteicas e função renal em pessoas saudáveis, ou mesmo um estudo sobre sobrecarga renal com whey?
Esses nutricionistas que demonizam suplementos deviam falar que fast food precisa de prescrição nutricional, que colocar duas xícaras de açúcar p fazer café da família precisa de prescrição nutricional, isso sim, comprovadamente fode com sua saúde. Ao invés de falar que grande parte dos suplementos tem pouca ou nenhuma eficácia, preferem falar asneira que uma simples proteína pode fuder sua saúde, lol.
Não sei o que é pior, as blogueiras falando que balonies fazem mágica no corpo delas, ou esse sensacionalismo estúpido da mídia de dar uma cara demoníaca a simples complementos alimentares, que eles não fazem nem questão de esclarecer a diversidade e possibilidades de uso. Porque dizer que tomar 4cap de BCAA pode ser nocivo à saúde de alguém é no mínimo estúpido para quem sabe o minimo de fisiologia, poderia dizer que é provavelmente inútil, não seria de todo ruim na maioria dos casos. E isso é bem diferente de alguém que toma 420mg de cafeína, e sim pode ter alguma complicação, como alguém pode se fuder por comer algo que é alérgico ou passar mal por ficar bêbado.
Depois tem gente que reclama quando eu critico profissionais incompetentes, mas um bom nutricionista estuda e se atualiza constantemente, e não precisa validar seu trabalho com alertas e sensacionalismo estúpido aproveitando a ignorância dos leigos, basta saber transformar a vida de alguém direcionando sua alimentação e educando a mudar seus hábitos de forma inteligente. Ao menos para participar de uma reportagem na TV, eu perderia uns 30minutos consultando o pubmed, pra diminuir o risco de falar merda. Tenho certeza que a maioria dos profissionais que me acompanham se revoltam com a ignorância dos colegas de profissão.
ALGUNS ESTUDOS:
“Embora a restrição de proteína pode ser apropriado para o tratamento de doença renal existente, não encontramos nenhuma evidência significativa para um efeito negativo de um elevado consumo de proteína sobre a função renal em pessoas saudáveis, após séculos de uma dieta ocidental rica em proteínas. ” http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1262767/
“Uma dieta saudável rica em proteína aumentou EGFR (taxa de filtração glomerular). Se o consumo a longo prazo de uma dieta rica em proteínas conduz a doença renal é incerto.”
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23219108
“Em um estudo feito com fisiculturistas foi testado em sua dieta 2,8 g/kg e não houve nenhuma anomalia de origem nefrológica não suportando a ideia da lesão aos rins associada ao excesso de proteínas”
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10722779
abraços, dudu haluch