14
fev
2017
11

CARBOIDRATOS: Parece simples, mas é complexo

CARBOIDRATOS. Parece simples, mas é complexo :)

Pão branco, arroz branco, biscoitos, lasanha se encaixam no grupo dos carboidratos complexos, então cuidado quando sair por aí falando que “carboidrato complexo é bom” e “carboidrato simples é ruim”. Dessa forma você percebe também que é um erro dizer que carboidrato complexo tem baixo IG e carboidratos simples tem alto IG, já que os exemplos citados são carboidratos de alto IG e também alta carga glicêmica.

Frutose e lactose são carboidratos simples de baixo IG. Isso não quer dizer que frutose e lactose não possam ser um problema. A frutose pode ser pelo excesso (no contexto de uma dieta rica em carboidratos refinados) e a lactose em pessoas que tem intolerância à ela. Frutas são alimentos que possuem carboidratos simples (frutose, sacarose) e algumas frutas possuem alto IG (melancia, banana, abacaxi). No entanto, também sabemos que as frutas possuem fibras, pouca frutose e maior parte delas vai ter baixa carga glicêmica e isso é muito mais relevante do que olhar só para o IG.

Para você não ficar tão confuso sempre olhe para a composição dos carboidratos, principalmente para seu conteúdo de “fibras”, vitaminas e minerais. Um alimento pode ter carboidrato simples e ser bom, como pode ser carboidrato complexo e ser ruim. Também é muito importante considerar a quantidade de calorias e de carboidratos tem no alimento, além de proteínas e gorduras. Assim você não precisa ficar bitolado apenas no IG do alimento, porque se ele tem um bom perfil nutricional, baixa caloria, o IG acaba sendo irrelevante.

Se ficou mais curioso pega um livro de nutrição

1 Response

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.