TAMOXIFENO – PERFIL (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

O citrato de tamoxifeno é um SERM (modulador seletivo dos receptores de estrogênio), o que significa que essa droga pode agir como um estrogênio em algumas partes do corpo e ter efeitos antiestrogenicos em outras partes.

Ginecomastia

Foi desenvolvido nos anos 60 inicialmente para tratar a infertilidade feminina e no final dos anos 70 foi aprovado para tratamento do câncer de mama. O guru Dan Duchaine alega ter introduzido o tamoxifeno no fisiculturismo em 1981 com a finalidade de tratar ginecomastia, devido ao efeito anti-estrogênico dessa droga no tecido mamário.

Até essa época os fisiculturistas não dispunham de medicamentos para evitar esse efeito colateral e por isso evitavam abusar de testosterona. Tamoxifeno também é anti-estrogênico no hipotálamo e na hipófise, atua bloqueando os receptores de estrogênio nessa região e com isso evitando o feedback negativo do estrogênio.



Estímulo da testosterona e espermatogênese

Ao inibir o efeito de feedback negativo do estrogênio no hipotálamo e na hipófise, tamoxifeno estimula a liberação das gonadotrofinas LH e FSH pela hipófise, e portanto pode estimular a síntese de testosterona e a espermatogênese nos testículos após a interrupção do uso de esteroides, e por isso é uma droga muito efetiva na terapia pós ciclo.

Outros benefícios do tamoxifeno para usuários de esteroides se referem a sua atividade estrogênica no fígado, tendo efeitos benéficos no metabolismo do colesterol, diferente dos inibidores de aromatase, que por reduzirem os níveis de estrogênio podem prejudicar o perfil lipídico.

Colaterais

TAMOXIFENO é uma droga que oferece poucos riscos de efeitos colaterais em usuários de esteroides homens. Alguns usuários alegam que tamoxifeno pode atrapalhar os ganhos do ciclo, talvez porque essa droga reduza os níveis séricos de IGF-1, mas não existem evidências diretas sobre esse efeito de redução dos ganhos.



Doses

As doses usuais para tratar ginecomastia e uso na TPC variam de 20 a 40 mg por dia, Mas pode ser eficaz mesmo em doses de 10 mg por dia. A maioria dos gurus e especialistas considera tamoxifeno mais eficaz que o clomifeno em usuários de esteroides. Não parece ter benefícios comprovados em mulheres usuárias de esteroides, a não ser para estimular ovulação após a interrupção do uso de esteroides.

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
22 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

GH e o poder da SINERGIA (DUDU)

É bem conhecido na medicina que adultos com deficiência de hormônio do crescimento (GH) apresentam uma série de distúrbios metabólicos, que acabam por afetar não só

quando usar t3 e t4?

Parem de inventar moda de querer usar hormônios da tireoide (T3 e T4), isso não é para crianças, e sim para os já experimentados e

O mundo fitness é completamente bitolado…

O mundo fitness é completamente bitolado em relação ao conhecimento científico de nutrição. Contaminado por ideias de nutrição e medicina alternativas (antiaging, ortomolecular etc) formadores

CRUISE / TRH (DUDU)

Cruise ou ponte é a fase em que usuários de esteroides que ficam hormonizados constantemente usam basicamente para 3 finalidades principais:   1)      Manutenção dos ganhos do

Leia Mais