21
out
2019
14

ABSORÇÃO DE PROTEÍNAS

Seu corpo pode ABSORVER 100g de proteínas em uma refeição, mesmo que isso leve algumas horas. O que ele não pode fazer é utilizar completamente as 100g de proteínas para a SÍNTESE PROTEICA MUSCULAR. Por esse motivo a recomendação é fracionar suas proteínas diárias em pelo menos 3-4 refeições. Se você consome muita proteína em uma única refeição parte dos aminoácidos dessa proteína serão oxidados (produzindo energia) e não utilizados para síntese proteica muscular.

A ABSORÇÃO NÃO É UM PROBLEMA, mas seu corpo tem uma limitação para síntese de proteínas. Por isso não é inteligente consumir apenas 1-2 refeições com proteínas no dia pensando em hipertrofia muscular, assim como também não é inteligente um cara de 70-80 kg consumir uma grande quantidade de proteína de rápida absorção, como whey, de uma única vez (60g de whey de uma única vez). A rápida absorção dos aminoácidos do whey aumenta sua oxidação, já que apenas uma parte desses aminoácidos consegue ser utilizada para síntese proteica muscular.

Dificilmente seu corpo irá utilizar mais que 2,0 – 2,5 g/kg de proteínas ao dia, mesmo utilizando hormônios (esteroides, GH, insulina). Por isso, comer 4,0 ou 5,0 g/kg de proteínas por dia não pode aumentar seus ganhos continuamente, já que comer mais proteínas não irá aumentar a SÍNTESE PROTEICA MUSCULAR.

O excedente dos aminoácidos é oxidado e você pode ver isso observando altos níveis de UREIA em pessoas que consomem muita proteína. A ureia é um produto do metabolismo de proteínas formada no fígado com o nitrogênio (grupo amino) dos aminoácidos que foram utilizados para produzir energia. Caso seus níveis de UREIA estejam elevados é um forte indício de que vc está com excedente de proteínas na dieta, o que significa que seu músculo não está aproveitando esse excesso de proteínas.

Abraços, Dudu Haluch

1 Response

  1. Jhonie

    Saudades da época que você escrevia e postava as referências pra gente conferir…
    Agora tá com essa mania de escrever sem referência ou fazer autocitação.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.