6
nov
2013

CICLO poderoso reduzindo SHBG com INSULINA e ESTEROIDES (DUDU)

O SHBG é uma glicoproteina composta por 373 aminoácidos produzida no fígado. Uma de suas principais propriedades é a alta afinidade pelos esteróides (DHT, testosterona, estradiol), cuja ligação depende de temperatura e do pH [1].

Um importante mecanismo de ação de alguns esteróides anabolizantes, muitas vezes ignorado pela maioria dos usuários, está na sua capacidade de reduzir os níveis de SHBG (Sex Hormone Binding Globulin). A Testosterona não ligada (livre) tem atividade biológica, a ligada ao SHBG é inativa. O SHBG age como um modulador da secreção androgênica nos tecidos. Dessa forma, níveis menores de SHBG aumentam a disponibilidade de ação dos andrógenos, uma vez que eles deixam de se ligar ao mesmo. Assim se você faz um ciclo só testosterona e seus níveis de SHBG estão elevados você perde efetividade do ciclo, uma vez que parte da testosterona se ligará ao SHBG. Você pode aumentar a eficiência do ciclo adicionado uma droga que reduza o SHBG, além de outros efeitos adicionais da droga logicamente [2].

Verificou-se recentemente que não eram só os esteróides e T4 que regulavam SHBG.O aumento da insulina provoca queda do SHBG levando ao aumento da testosterona livre. A regulação do SHBG pela insulina está estabecida. Não há dÚvida de que há uma relação inversa entre nível de insulina e nível de SHBG [3, 4, 5, 6]. Da mesma forma há relação inversa entre SHBG e testosterona.

Níveis de SHBG elevados são observados no hipertireoidismo, homens com hipogonadismo, doenças hepáticas, cirrose biliar e anorexia nervosa. Níveis baixos são verificados na obesidade, hiperprolactinemia, acromegalia, na terapia com hormônio de crescimento e hiperplasia adrenal congênita. É um marcador de hiperinsulinemia por insulino resistência. Níveis baixos de SHBG estão associados ao desenvolvimento de diabetes não insulino-dependente em mulheres [1].

Os esteróides mais conhecidos por reduzir os níveis de SHBG significativamente sao stanozolol, turinabol, proviron, hemogenin [2]. Também vimos que a insulina faz esse papel diminuindo a síntese hepática da globulina ligadora dos hormônios sexuais (SHBG), aumentando os níveis de andrógenos livres. Mais um reforço da já poderosa conhecida sinergia da insulina com os esteróides [7].

abraços, DUDU HALUCH

Fonte:

[1]

http://www.endocenter.com.br/info_compl … l=195.html
[2] viewtopic.php?f=31&t=141
[3] http://www.labhpardini.com.br/lab/endoc … a/shbg.htm
[4] http://www.diabetenet.com.br/conteudoco … teudo=1357
[5] http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S00 … ci_arttext
[6] The relationship between serum levels of insulin and sex hormone-binding globulin in men: the effect of weight loss. http://www.ncbi.nlm…./pubmed/7962291
[7] viewtopic.php?f=31&t=1386          

2 Responses

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.