3
out
2019
6

BULK SUJO É UMA BOA IDEIA?

Recentemente circulou no Instagram essa foto do Mister Olympia Shawn Rhoden, no que parece ser um OFF season “desleixado” ou BULK SUJO.

Bulk SUJO é quando o indivíduo ganha muita gordura no OFF season. Muita gente acha que bulk SUJO é comer à vontade, muita besteira (doces, fast food etc), mas na verdade você pode ficar gordo mesmo comendo limpo, já que o maior impacto no ganho de gordura vem do superávit calórico.

Muitos atletas de elite comem muita porcaria no OFF season e não acumulam muita gordura, simplesmente porque mantém altas doses de esteroides, GH e hormônios tireoidianos. No entanto, isso não é regra e no caso do Shawn Rhoden me parece que realmente ele não faz nenhum tipo de abuso de hormônios no OFF season, e provavelmente esse é o motivo de acumular mais gordura que os demais atletas. Pode ser mais saudável reduzir o uso de hormônios e drogas no OFF season, mas ganhar muita gordura não será. De qualquer forma, apesar de estar com um BF relativamente alto, Shawn está longe de estar gordo (como Lee Priest no seu OFF sujo).

Não me parece uma boa ideia fazer um OFF dessa forma por pelo menos 3 motivos. Em primeiro lugar porque prejudica a saúde do atleta. Em segundo lugar porque prejudica o metabolismo, já que o ganho de gordura diminui a sensibilidade à insulina e a flexibilidade metabólica. Em terceiro lugar: você pode ganhar mais massa muscular, mas a tendência é perder o que ganhou no pré-contest, tendo mais trabalho para perder gordura e sofrendo mais com a dieta.

Sem julgar o Shawn Rhoden, porque ele mesmo diz que faz isso porque prefere dar um tempo “das coisas” após a competição, e de fato o que importa no fim das contas é o shape no dia da competição. O mais importante é que você entenda que um atleta do nível dele já provou diversas vezes que pode chegar em condição de palco mesmo fazendo OFF sujo. Se você nunca chegou nessa condição não deveria ter ele como referência de OFF, até porque atletas desse nível tem genética e metabolismo diferenciados. Alguns indivíduos tem muito mais dificuldade de perder gordura que outros e um BULK SUJO só agravaria a situação, piorando a sensibilidade à insulina e a flexibilidade metabólica, o que dificulta a capacidade de oxidar gordura. Bom senso! 💪

abraços, dudu haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.