17
jun
2013
0

Ciclo dos Profissionais 3: anos 70 (era ARNOLD)

continuando a série…

1970: A D-Bol e Deca ainda eram a combinação preferida no início dos anos 70 e na verdade a maioria dos fisiculturistas usaria esta combinação até um show só soltando a D-Bol três dias antes do concurso. Como a década progrediu outros combos foram experimentados com pessoal, tais como Anadrol (hemogenin)/Anavar (oxandrolona)….Deca / Winstrol (stanozolol)… e o favorito de Arnold: Acetato de Primobolan e D-Bol. No final da década drogas de tireóide estavam apenas começando a ser experimentadas para esse olhar ultra-rasgado. Normalmente, durante esta época no fisiculturismo, os bodybuilders ficariam talvez seis meses ON drugs e pelo menos seis meses limpo.

Sergio Oliva comentou em sua entrevista que foi Arnold quem trouxe os esteroides para os EUA. Não sei o que ele realmente quis dizer com isso, já que já tinha esteroides nos EUA, mas dizem que Arnold e Serge Nubret tomavam dianabol de mão cheia. Nubret inclusive estava participando de um fórum com seus 70 anos e quando questionado sobre o uso de esteroides por um usuário ficou irritado. Em geral, os BB’s das antigas costumam negar publicamente o uso de esteroides (Arnold, Columbu, Zane, Nubret), e os que falam sobre o uso costumam relatar baixas dosagens (Mentzer), possivelmente para preservar a imagem.

Alguns usuários de fóruns que treinavam nessa época também costumam relatar que usavam dosagens inferiores aos dias de hoje (10 a 20mg de dianabol por dia), mas o que ficava entre os caras da elite ninguém sabe ao certo.
O escritor Nelson Montana, especialista em Bodybuilding relata as seguintes dosagens para Arnold e Zane:
– ARNOLD
Ele relatou gostava de 600mg de primo semana e 50mg de d-bol por dia.
– FRANK ZANE
Frank combinava 100mg de deca e 100mg de primo semana e usava um pouco de hormônio da tireóide (T3) também.

Realmente não dá para acreditar que eles usavam tão baixas dosagens e conseguiam alcançar um nível muito superior a uma pessoa que usa dosagens maiores hoje em dia.
Muitos dizem que Zane abusou do uso de T3 com um shape sempre assustadoramente seco, mas nunca realmente grande, o corpo exato que você deseja obter com as drogas e demais T3. E as pernas,

sim

Zane disse que costumava fazer 5 séries de extensões de perna todos os dias não importa o que ele treinava.

Vejam o que Mike Mentzer relatou em entrevista a revista Iron Magazine, no ano 2000:
TS: “Que tipo de regime de esteróides que você estava a seguir quando você teve uma pontuação perfeita no Mr. Universo?

Mentzer: “. Tomei 400mg de Deca Durabolin cada 10-14 dias,…. e não mais de cinco Dianabol por dia”

Ele também disse que o tempo mais longo que ele já se manteve em um ciclo foi de três meses e nunca gastou mais de US $ 500 em drogas.

 

Casey Viator, pro dos anos 70 e início dos anos 80 (discípulo de Artur Jones, criador do método de treino HIT), afirmou que todos os pro’s usavam altas doses de esteroides como nos dias de hoje, afirmando que Mike Mentzer chegou a usar 2,5 g de DECA por semana.
Muitos acreditam que Mike perdeu injustamente para Arnold no Olympia de 1980, porque Arnold era o queridinho dos irmãos Weider, enquanto Mentzer era discípulo do grande Artur Jones, criador do HIT. O certo é que Mike se aposentou após esse Olympia.

Uma curiosidade também citada no Artigo de Darkham:
“Na década de 70 muitos fisiculturistas desenvolveram estranhas “saliências” na glândula mamária… no começo ninguém notou, mas mais e mais competidores começaram a aparecer com ginecomastia. Em 1981 o Mr Olympia (Franco Columbu) tinha uma gino bastante séria. Pouco antes de Dan Duchaine anunciar uma nova droga que solucionaria o problema. Nolvadex (tamoxifeno) foi popularizada pelo primeiro livro de Duchaine “Underground Steroid Handbook”.

 

abraços, DUDU HALUCH

You may also like

Ciclos para Mulheres (DUDU)
Noção básica para montar CICLOS
Ciclo dos Profissionais 2: anos 60 (Era OLYMPIA)
ESTEROIDES e CICLOS para MULHERES (DUDU)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.