20
dez
2018

DIETA FLEXÍVEL NO FISICULTURISMO

Mike Mentzer já era um adepto de DIETA FLEXÍVEL nos anos 80, quando esse termo nem sonhava em existir. Embora Mike não fosse um profundo conhecedor de metabolismo, ele era um homem inteligente e sensato. “Teoricamente, vc pode se tornar altamente definido comendo nada além de sorvete, desde q sua ingestão diária de calorias totais seja inferior à necessidade de manutenção de calorias. Então vc precisa recorrer à gordura corporal para obter energia. Não estou defendendo isso pq não é uma dieta bem equilibrada…” (Mentzer).

Obviamente as coisas não são tão simples, já que o metabolismo das pessoas é diferente, o que faz com que alguns indivíduos percam gordura com mais facilidade do que outros. De qualquer forma, o déficit calórico é fundamental para perder gordura e independente do tipo de comida que vc come a perda de gordura tende a ser a mesma. Mas não seja ingênuo, uma dieta baseada em fast food não seria equilibrada em macronutrientes e micronutrientes. Além disso, a alta densidade energética desses alimentos (ricos em gorduras e açúcar) dificulta a saciedade.

Outro ponto importante, comer açúcar em déficit calórico é diferente de comer açúcar em superávit calórico. Em déficit calórico seu corpo precisa de energia e não vai favorecer processos metabólicos que promovam o ganho de gordura (lipogênese). A lipogênese está inibida e a lipólise (mobilização da gordura) e oxidação de gorduras (queima) estão estimuladas. Além disso, a sensibilidade à insulina aumenta com a perda de peso e a restrição calórica, aumentando a flexibilidade do metabolismo, o que torna a oxidação de carboidratos e gorduras mais fácil para nosso organismo, diferente de quando estamos em superávit calórico.

Mike relata que comia sorvete 4x na semana durante sua dieta pré-contest, mas ele também fazia muitos quilômetros de cardio todos os dias. O exercício físico também aumenta a flexibilidade metabólica. A flexibilidade da sua dieta depende da flexibilidade do seu metabolismo. “Quero dizer, é ridículo comer nada além de proteína e água para secar. Não só ñ é saudável e sem graça, é simplesmente ridículo” (Mike Mentzer).

Os hormônios e termogênicos potencializam tudo isso obviamente 😊😂

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.