29
jul
2019
5

ENGORDAMOS PORQUE COMEMOS MAIS CALORIAS.

Desde os anos 80 a população está comendo mais calorias, cerca de 250 a 300 kcal a mais por dia em média. Obviamente tem gente que não engorda, tem gente que engorda pouco, assim como tem os obesos que ganham muita gordura, justamente porque estão com um superávit calórico muito maior que 300 kcal.

Estamos comendo não apenas mais carboidratos, mas também mais gorduras e proteínas. O problema é o que todo mundo já deveria saber, comemos mais alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar, sal e aditivos químicos de sabor. As indústrias de alimentos investem pesado para tornar esses alimentos mais saborosos e mais baratos porque a concorrência é alta entre elas. Hoje em dia é muito mais fácil comer fora de casa e pagar barato, consequentemente comemos menos alimentos saudáveis, como vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais. Num ambiente obsogênico como esse é muito difícil para um indivíduo com predisposição genética não ganhar peso.

Existem muitos indivíduos magros que se alimentam tão mal quanto indivíduos obesos, por isso a genética também é um fator determinante no ganho de peso. Os indivíduos que ganham muita gordura com facilidade normalmente possuem menor sensibilidade à insulina e maior eficiência metabólica, o que favorece o armazenamento de gordura. Ninguém ganha gordura só porque ingere açúcar, refrigerante, gorduras etc; ganhamos peso quando simplesmente ingerimos mais calorias do que gastamos, e nesse sentido SIM os alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras tendem a contribuir mais para gerar um SUPERÁVIT CALÓRICO. Eles apresentam alta densidade energética, são pobres em micronutrientes e fibras, e dificultam o controle da SACIEDADE.

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.