ESTEROIDES e suas FAMÍLIAS (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Esteroides anabolizantes, tecnicamente conhecidos como esteróides androgênicos anabólicos-(AAS), ou simplesmente como “esteroides”, são drogas que imitam os efeitos da testosterona e diidrotestosterona no corpo. Eles aumentam a síntese de proteínas dentro das células, o que resulta no acúmulo de tecido celular (anabolismo), especialmente nos músculos.

Os esteroides anabolizantes também têm propriedades androgênicas e em alguns casos virilizantes em mulheres, incluindo o desenvolvimento e a manutenção das características masculinas, tais como o crescimento das cordas vocais, testículos e pêlos do corpo (características sexuais secundárias).

Os esteroides anabolizantes podem ser divididos em 3 famílias distintas:

1) TESTOSTERONA E SEU DERIVADOS:

Principais características dos esteroides dessa família são aromatização (testosterona, boldenona, dianabol) e conversão em metabólitos como DHT e análogos (testosterona, halotestin, boldenona, dianabol).



  • Testosterona e seus ésteres: suspensão (testo sem éster ligado), testosteronas de meia-vida curta (propianato, fenil), testos de meia-vida longa (enantato, cipionato, decanoato), mix de ésteres (durateston, omnadren). Metiltestosterona (oral)
    aromatizam (efeito forte) e se convertem em DHT (efeito forte)
  • Dianabol (metandrostenolona): aromatiza ( efeito forte) e se converte em  dihidrometandrostenolona (efeito fraco) através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Equipoise (Boldenona): aromatiza ( efeito fraco) e se converte em  DHB (efeito fraco) através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Halotestin (Fluoximesterona): não aromatiza, mas se converte em  DHT através da enzima 5-alfa-redutase.
  • Turinabol (4-Clorodehidrometiltestosterona): não aromatiza, nem se converte em  DHT através da enzima 5-alfa-redutase.

2) 19-NOR:

Significa que uma molécula de testosterona foi alterada na 19ª posição para nos dar um novo composto.

Principais características dos esteroides dessa família é que são progestinas, famosas por ter algum possível efeito sobre receptores da dopamina (podendo aumentar prolactina), e também por uma possível maior supressão do eixo HPT comparadas a outros esteroides.

No geral as nandrolonas e trembolonas possuem efeitos estéticos muito diferentes (embora ambas sejam muito anabólicas), enquanto nandrolonas se convertem em estrogênio e podem sofrer ação da enzima 5-alfa-redutase, trembolona não sofre esses efeitos, mas pode potencializar efeitos estrogênicos e possui efeitos androgênicos dos mais agressivos entre os esteroides, dada sua alta androgenicidade e afinidade ao receptor androgênico.



  • Nandrolona (fenilpropionato, decanoato, laurato)
  • Trembolona (acetato, enantato, parabolan)

3) DERIVADOS DO DHT:

Principais características dos esteroides dessa família: não aromatizam, alguns mesmo parecem apresentar um tipo de atividade antiestrogênica (masteron, primobolan, proviron), também não sofrem ação da enzima 5-alfa-redutase. Em geral são drogas com ganhos de qualidade (exceto pelo hemogenin, que parece potencializar efeitos estrogênicos).

Alguns deles também são conhecidos por reduzir drasticamente níveis de SHBG (stanozolol, hemogenin, proviron), aumentando a disponibilidade de ação dos andrógenos, uma vez que eles deixam de se ligar ao mesmo.

  • Oxandrolona
  • Stanozolol
  • Hemogenin (Oximetolona)
  • Masteron (Propionato de Drostanolona)
  • Primobolan (Metenolona) – derivado da DHB
  • Proviron (Masterolona)

abraços, DUDU HALUCH




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
2 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

BIOQUÍMICA DA HIPERTROFIA

Vários hormônios estimulam o balanço proteico muscular, principalmente testosterona, insulina, cortisol e GH/IGF-1. Além disso, o treino resistido é fundamental para estimular vias de sinalização

Leia Mais