Por que comer mais fibras?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

O acúmulo de evidências de estudos observacionais mostrou associações inversas significativas entre a ingestão de fibras dietéticas e os riscos de várias doenças crônicas, incluindo acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, adenoma colorretal, câncer gástrico e câncer de mama, todos os quais podem afetar a mortalidade total.

Uma alta ingestão de fibras (> 25-30 g por dia) está associada à redução do risco de diabetes tipo 2, doença cardiovascular e mortalidade.

Vários mecanismos potenciais podem explicar o papel benéfico da ingestão de fibras alimentares nos riscos de doenças crônicas.



A ingestão de fibras dietéticas tem sido associada ao aumento da saciedade resultante do tempo prolongado necessário para a absorção de nutrientes e retardo do esvaziamento gástrico, bem como à redução das respostas pós-prandiais da glicose.

A alta ingestão de fibras dietéticas também foi associada à diminuição dos níveis séricos de colesterol, reduzindo a absorção de colesterol no intestino delgado e aumentando a excreção de ácidos biliares nas fezes.

Além disso, a ingestão de fibras alimentares está associada a níveis mais baixos de marcadores inflamatórios, como proteína C reativa, interleucina-6 e fator de necrose tumoral α. Os ácidos graxos de cadeia curta, que são produzidos a partir da fermentação da fibra dietética pela microbiota (principalmente fibras solúveis), funcionam como um regulador chave das ações antiinflamatórias.



REFERÊNCIAS: Dietary fiber intake and total mortality: a meta-analysis of prospective cohort studies
Youngyo Kim et al. Am J Epidemiol. 2014.
Associations between dietary fiber and inflammation, hepatic function, and risk of type 2 diabetes in older men: potential mechanisms for the benefits of fiber on diabetes risk
S Goya Wannamethee et al. Diabetes Care. 2009 Oct.
E-book OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Dudu Haluch e Marcelo Conrado, 2023. Lançamento dia 26/04.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Tem gente que acredita…

Não fique chateado por se considerar ignorante mesmo estudando muito, tem gente que acredita… que tribulus aumenta testosterona e massa muscular, que os produtos da

HALUCH RESPONDE 2

LOW DOSES DE TESTO, HD/HIT, YOIMBINA, ENDOMORFO, ASSIMETRIAS, BLAST & CRUISE E COMPETIÇÃO, BLAST ETERNO E HOMEOSTASE, VOLUME DE TREINO, ANTICONCEPCIONAL, EXAMES HORMONAIS PÓS-CICLO, MTOR,

É o mesmo ciclo, mas…

É o mesmo ciclo, mas… ñ é o mesmo shape, ñ é a mesma dieta, ñ é mesma estratégia de thermos e cardio, ñ é

Leia Mais