7
ago
2013
9

RETENÇÃO, dieta e hormônios (DUDU)

Muitos usuários de esteroides novatos, e até mesmo alguns experientes, estão sempre a depositar toda fé nas drogas (hormônios, termogênicos, diuréticos, etc), e acreditam que o simples fato de usarem drogas que não aromatizam ou esteroides com efeitos anti-estrogênicos (masteron, primobolan) irão ter ganhos sem nenhuma retenção independente da dieta (bulk, cutting). Pior é aqueles que atribuem toda retenção ao sódio da dieta, aí fazem dieta restringindo sódio ao extremo e/ou mesmo fazendo a bobagem de usar diuréticos constantemente. Nosso corpo é uma máquina inteligente, que funciona melhor dentro de condições naturais de equilíbrio, principalmente hormonal, mas alterações agressivas na dieta também podem afetar muito esse equilíbrio. Podemos entender melhor o mecanismo de retenção e sua relação com a dieta através de 3 hormônios principais: estrogênio (também progesterona), insulina e aldosterona. Quando você está num ciclo de esteroides com drogas que aromatizam ou aumentam/potencializam efeitos do estrogênio (testosterona, dianabol, boldenona, nandrolonas), esse aumento do estradiol (estrogênio) será um dos maiores se não o principal causador da retenção de líquidos , e esse feito só poderá ser atenuado com o uso de drogas anti-estrogênicas (IA’s, SERM’s, esteroides anti-estrogênicos).

Se você está em uma dieta contest restringindo carboidratos é muito provável que uso de anti-estrogênicos já darão conta de mandar boa parte da retenção embora, mas se você está em uma dieta para ganho de massa (Bulk), é muito provável que mesmo usando drogas com baixa aromatização com anti-estrógenos (anastrozol, letrozol, tamoxifeno, proviron, etc) e esteroides que não causem retenção (oxandrolona, stanozolol, trembolona, etc), ainda fique bem retido por estar em uma dieta rica em carboidratos. Ao ingerir um alimento rico em carboidrato, em especial simples como como sacarose, frutose e lactose, o nosso organismo estimula a produção de insulina, hormônio que coloca a glicose pra dentro das células, a qual estimula concomitantemente a retenção de água e sódio, então se você já tem muito sódio na dieta já é um agravante, além do excesso de carboidratos. Logo, querer crescer seco exige não só uma escolha inteligente dos hormônios, mas também um controle mais cuidadoso nos carboidratos da dieta, e nem sempre vejo como vantagem esse tipo de abordagem, uma vez que pode limitar muito sua evolução. Então fica claro porque grande parte dos fisiculturistas amadores e profissionais ficam com muita retenção em OFF season mesmo abusando de GH e anti-estrogênicos, já que muitos estão usando alta testosterona, insulina e uma dieta rica em carboidratos.

Embora o excesso de sódio seja prejudicial, dificilmente ele vai ter uma influência tão grande na retenção como o estrogênio e os carboidratos, então o melhor é deixá-lo dentro dos limites recomendados em geral, e cortá-lo da dieta pode provocar um efeito contraprodutivo, uma vez que vai aumentar a sensibilidade do corpo ao sódio. Quando eliminamos o sal da dieta¸ inicialmente podemos perder peso com a eliminação hídrica¸ mas se a restrição de sódio se prolongar¸ poderá ocasionar como efeito rebote um pico na liberação de aldosterona¸ que é um hormônio secretado pela glândula adrenal que ajuda o corpo a manter o equilíbrio eletrolítico preservando sódio dentro da célula. Níveis excessivos de aldosterona acabam criando retenção hídrica¸ um efeito justamente contrário do que se espera. Já níveis muito baixos¸ podem indicar excesso de sal na dieta. Ou seja¸ se mantermos uma administração constante¸ mas controlada de sódio¸ esse hormônio não será acionado demasiadamente.

Usar diuréticos para tirar retenção é outra estupidez, porque além do efeito rebote após o uso, são drogas catabólicas que prejudicam a absorção de nutrientes pelo organismo, e se você usa hormônios, você vai mandar boa parte da droga embora também (não é por acaso que diuréticos são usados por muitos atletas para fugir do doping).

Dieta e hormônios andam juntos meus amigos.

ABRAÇOS, DUDU HALUCH

You may also like

Hormônios: anabolismo/catabolismo, lipogênese/lipólise (DUDU)
Simplicidade, Consistência e Adaptação (Dudu)
Ciclo dos Profissionais 3: anos 70 (era Arnold)
Importância das drogas e hormônios no bodybuilding

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.