Consumo de fibras e redução do risco de doenças

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Nos Estados Unidos, a DOENÇA CARDIOVASCULAR (DCV) afeta aproximadamente um terço da população adulta americana e a DOENÇA CARDÍACA CORONARIANA (DCC) é a principal causa de morte.

Maiores ingestões de fibras dietéticas em comparação com níveis mais baixos de consumo estão associadas a taxas significativamente mais baixas de DCV e menor prevalência de fatores de risco de DCV.

As pessoas com os níveis mais altos de consumo de fibras têm um risco 29% menor de DCC do que aquelas com o menor consumo. A ingestão de fibra solúvel (PSYLLIUM, BETA GLUCANA DA AVEIA) de cerca de 6 g/dia é acompanhada por reduções nos valores séricos de colesterol LDL de cerca de 5,4% e risco estimado de DCC de cerca de 9%.



Pressão arterial, adiposidade visceral, sensibilidade à insulina

O aumento da ingestão de fibras reduz modestamente a pressão arterial da população em geral, mas é acompanhado por reduções da pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, de -6 mm Hg e -4 mm Hg para indivíduos hipertensos.

Ingestões mais altas de fibras estão associadas a medidas aprimoradas de peso corporal, adiposidade visceral, sensibilidade à insulina e marcadores inflamatórios. É provável que aumentos moderados na ingestão de fibras, especialmente fibras solúveis, tenham efeitos favoráveis ​​significativos no risco e na progressão de DCV.

Indivíduos com maior consumo de fibras têm um risco 29% menor de doença cardíaca coronária (DCC) do que aqueles com o menor consumo. A fibra alimentar tem potencial para reduzir o colesterol LDL e a pressão arterial, aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação.



REFERÊNCIAS:
Health benefits of dietary fiber. James W Anderson et al. 2009.




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

PROTEÍNAS, PORQUE 0,8 g/kg?

A RDA para proteína para adultos com ≥ 18 anos de idade é 0,8 g/kg por dia e permaneceu essencialmente inalterada por mais de 70

Morte por NASSER EL SONBATY

Eu não acho que há sempre uma única razão de por que alguém morreu. Principalmente “eles”, as autoridades médicas, dão-lhe uma “grande razão”, mas dizem

Leia Mais