22
fev
2015
3

Valor Biológico das proteínas e dieta

Não importa tanto o valor biológico de uma proteína quando vc está em uma dieta hipercalórica e hiperproteica, e a maioria das pessoas engajadas no mundo do fitness/bodybuilding usa facilmente muito mais proteína do que o necessário, ~1,6-1,8g/kg (segundo os estudos mais importantes), isso em indivíduos com pouco tempo de treino, já que os mais avançados possuem um melhor aproveitamento de proteínas devido às adaptações metabólicas e hormonais geradas pelo treinamento, e em geral terão uma demanda menor por proteínas (~1,2 g/kg).

Nesses estudos todas as fontes de proteína são consideradas, incluindo as de menor valor biológico (arroz, feijão, cereais integrais etc). Importa sim que sua dieta tenha fontes de alto valor biológico, mas não que todas as fontes de proteína sejam completas (contenham todos os aminoácidos essenciais) ou de alto VB, principalmente em uma dieta rica em carboidratos com saldo calórico positivo, onde a degradação proteica será minimizada, e o corpo naturalmente tem um melhor aproveitamento das proteínas.

Se vc tem uma dieta variada é muito fácil obter a quantidade de proteínas necessária, sem necessidade de suplementos proteicos. O whey pode ser interessante pelo sabor, ou para incrementar a dieta daqueles que tem dificuldade de fazer refeições sólidas no OFF Season, ou mesmo para complementar as proteínas durante a fase de cutting/contest, onde déficit calórico e o baixo consumo de carboidratos faz com que a demanda de proteínas aumente consideravelmente (aumento da degradação proteica), e nesse sentido fontes de proteínas de alto VB são mais interessantes, mas de qualquer forma vc ainda pode obter proteínas de alto VB com alimentos da dieta (ovos, carnes).

abraços, dudu haluch

1 Response

  1. Luciano Henrique

    Olá Dudu, tudo bem ? Você tem algum artigo que a fale a respeito das quantidades de proteínas por porção dos alimentos (frango, carnes, ovos e etc..)
    Quando vamos para a internet a volatilidade de informações é muito grande. E as vezes fico sem saber qual seria uma fonte segura. Como confio, admiro e acompanho seus​trabalhos, resolvi perguntar.
    Obrigado pela atenção, um grande abraço e parabéns!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.