25
mar
2014
2

Alguns efeitos dos esteroides anabolizantes nas MULHERES segundo o TRATADO DE ENDOCRINOLOGIA WILLIAMS

“Em mulheres na pós-menopausa submetidas à restrição calórica, a administração de 30mg de decanoato de nandrolona (deca) a cada 2 semanas por 9 meses aumentou massa magra, diminuiu a gordura corporal, redistribuiu a gordura corporal abdominal dos depósitos subcutâneos para os viscerais e aumentou a área transversal da musculatura da coxa, quando comparadas ao grupo controle. As evidências dos efeitos dos esteroides anabolizantes sobre a distribuição de gordura corporal em mulheres jovens foram acumuladas em estudos de mulheres com mudança de sexo e mulheres atletas. As mulheres que ingerem altas doses de androgênios apresentam mudança de distribuição de gordura ginoide para uma distribuição androide e diminuição da gordura subcutânea na região do abdome, quadril e coxas. Em contraste, as mulheres pós-menopáusicas tratadas com estrogênios mantêm a gordura ginoide, sugerindo que o padrão de distribuição é controlado pela relação entre estrogênios e androgênios circulantes. (NOTA DUDU: agora você entende porque ciclar tomando anticoncepcional atrapalha a eficiência dos androgênios).

Os efeitos do uso de AAS (esteroides anabolizantes androgênicos) sobre a fertilidade em mulheres são desconhecidos (…) A menstruação está abolida ou ausente em usuárias de esteroides, mas pode ocorrer ovulação.

Com exceção da oxandrolona, e talvez de metenolona (primobolan), se utilizada em doses pequenas intermitentes, a maioria das mulheres apresenta alguma forma de virilização permanente com a utilização de esteroides anabolizantes. O grau de virilização depende da dose, da duração da utilização e da resposta individual. As alterações de composição corporal durante a utilização de esteroides são similares às apresentadas por meninos durante à puberdade. Adicionalmente aos efeitos colaterais irreversíveis, como voz grave, aumento de pelos faciais e hipertrofia do clitóris, alguns efeitos hipertróficos de esteroides anabolizantes sobre os músculos esqueléticos em mulheres podem ser permanentes.”

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.