O famoso experimento da fome de Minessota (Minessota Starvation Experiment, 1944) foi o maior experimento “controlado” com objetivo de estudar os efeitos fisiológicos e psicológicos da FOME. Diferente da grande maioria dos estudos sobre dieta, esse estudo foi em ambiente controlado e durou muito tempo, mais de 1 ano. Isso significa que os voluntários saudáveis estavam dispostos a se sujeitar à invasão de um ano de privacidade, privação nutricional e dificuldades físicas e mentais necessárias para concluir o estudo.
O estudo teve 4 fases, sendo que a maior delas foi o período de RESTRIÇÃO CALÓRICA que durou 6 meses (24 semanas), e os pesquisadores fizeram todos os voluntários (32 homens) do estudo perder cerca de 25% do seu peso inicial. Para um homem de 80kg isso equivale a uma perda de 20kg. A dieta era ajustada se o indivíduo não estivesse perdendo peso no mesmo ritmo do que foi previsto inicialmente pela curva de perda de peso.
Como a dieta era controlada pelos pesquisadores não havia como os voluntários sabotarem o planejamento. Ou seja, todos os voluntários perderam a quantidade de peso prevista inicialmente quando houve controle RIGOROSO da INGESTÃO CALÓRICA. Para se ter noção, a ingestão calórica inicial era cerca de 3200 kcal (para manter o peso) e foi restringida pela metade no início do experimento e ajustada conforme a evolução do peso. Algumas pessoas podem alegar ser relativamente fácil seguir uma dieta de ~1600 kcal com esse gasto energético de ~3200 kcal. O ponto é que na prática é extremamente difícil alguém manter uma dieta restrita assim por vários meses e inevitavelmente as pessoas aumentam a ingestão calórica com o tempo de dieta, devido ao grande aumento da FOME com o tempo de dieta.
No caso do estudo, os indivíduos perderam peso comendo principalmente PÃO, BATATA E MACARRÃO (comer carbo não atrapalhou em nada a perda de peso), visando simular alimentos disponíveis nos países em guerra. Um dos indivíduos chegou a amputar 3 dedos da mão devido aos efeitos psicológicos causados pela fome. Entre as conclusões do estudo foi a confirmação de que a semi-inanição prolongada produz aumentos significativos na depressão, histeria e hipocondria. Ou seja, esse estudo deixou claro que DÉFICIT CALÓRICO é o principal para promover PERDA DE PESO. Entendeu?
abraços, Dudu Haluch