24
jan
2014
0

Evolução rápida, uma forma estúpida de evoluir

Ganhar rápido e perder rápido sempre será uma forma burra de evoluir, por isso sou contra ideias como Kick Start ou Front Load, ou dietas extremistas p secar. Tudo que gera um choque e uma variação agressiva ao organismo torna a adaptação mais difícil. Por sua vez, tudo que torna o processo de adaptação mais difícil torna a manutenção dos resultados mais difícil.

Segundo McDonald e Alan Aragon o ganho médio de massa muscular (massa livre de gordura) no primeiro ano de treino seria de aproximadamente 7-10kg (800g por mês). No segundo ano de treino o ganho médio seria de 4-6kg (0,5kg por mês), no terceiro ano 2-3kg (250g por mês) e nos anos seguintes seria cada vez mais difícil para esse indivíduo mesmo experiente em treinamento e nutrição ter ganhos de massa muscular além de 1-2kg por ano, já que estaria provavelmente próximo de seu limiar genético. Mesmo que os hormônios potencializem esses ganhos é ilusão acreditar que um ganho de 3-4kg por semana (como usando KS e FL) será um ganho de músculo real muito melhor do que ganhar apenas 1-1,5kg por semana. Quanto maiores os ganhos maior a tendência de acumular água e mesmo gordura, maior a tendência de ficar retido, mas a maioria da pessoas gosta de se enganar com volume.

Mesmo em condições de jejum total a maioria das pessoas não consegue perder mais de 1,8kg de gordura por semana, então a maior parte do peso perdido nas primeiras semanas em dietas radicais (como cetogênica) é água, pela depleção dos estoques de carboidrato, e quanto mais vc perde, maior a chance de perder massa muscular e desacelerar o seu metabolismo.

O que importa no fim das contas é construir músculos e queimar gordura, e isso é um processo lento (principalmente o primeiro caso). Ser paciente e consistente torna todo processo mais eficiente, mas se vc tem pressa use as fórmulas burras de variação de volume, muita droga p crescer, pouca comida p secar.

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.