Perda de peso rápida e catabolismo (DUDU)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Quanto mais rápido pior!

Perder peso lentamente é a forma mais eficaz para queimar gordura e manter o máximo de massa muscular, em uma dieta bem balanceada e completa com macro e micronutrientes. Então não tem nada a ver dizer que fazer aeróbico em jejum (ou alta intensidade), ou ficar 5-8 horas sem comer, vai catabolizar, isso é uma grande bobagem. A escolha consciente dos alimentos, organização, disciplina e planejamento são necessários para garantia do sucesso.

O que importa realmente é a velocidade do processo de perda de gordura e o ambiente hormonal. Um grande déficit calórico seja pela dieta ou pelo excesso de atividade física naturalmente potencializa as vias de degradação, não só das gorduras, como também dos carboidratos e proteínas, pelo aumento dos hormônios catabólicos (cortisol, glucagon, catecolaminas) e da via de sinalização intracelular AMPK que inibe a síntese proteica (via mTOR).

O catabolismo como um processo crônico de perda de massa muscular em indivíduos treinados não acontece de um dia para o outro. As condições para que isso aconteça envolvem destreinamento, por um período maior que ~2 semanas, má alimentação com déficit calórico por dias prolongados, e principalmente uma alteração agressiva no perfil hormonal, como é o caso de indivíduos que fazem uso de esteroides androgênicos.



O uso de esteroides androgênios pode atenuar o catabolismo mesmo com um déficit elevado, mas não é garantia de bons resultados. Durante o uso de esteroides a perda de peso pode ser maior, porque é mais difícil a perda de massa muscular. Indivíduos obesos também podem ter uma queda maior de peso inicialmente, tendo em mente uma melhora no quadro hormonal e metabólico e uma redução do perfil inflamatório, que ocorrem com a redução do peso, evitando extremismos. Para pessoas comuns (naturais) o ideal é que essa perda não ultrapasse ~0,5kg por semana para os homens, e ~0,3kg para as mulheres, visando uma forma mais segura de evitar o catabolismo. Você pode escolher uma perda de peso rápida se tiver plena consciência de como pode recuperar sua massa magra rapidamente, pois o efeito catch-up (recuperação rápida do peso após desnutrição) e a memória muscular tornam a recuperação muito rápida após a dieta em atletas experientes treinados (efeito rebote pós dieta).

O quadro hormonal também é fundamental para que o processo de perda de gordura seja eficiente, e pessoas com maior resistência à insulina, hipotireoidismo, excesso de estrogênio em relação à testosterona, podem perder boa parte de sua massa magra por ignorar seu quadro hormonal, sem olhar exames (isso é particularmente comum em usuários de esteroides, principalmente após os ciclos). O acompanhamento de um profissional inteligente pode fazer muita diferença na sua evolução, mas ter consciência do que faz e paciência são fundamentais para seu sucesso.

Você não precisa ter medo do catabolismo se tem consciência do que está fazendo e um quadro hormonal sempre em ordem.



abraços, dudu haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

MODELO DE EMAGRECIMENTO DINÂMICO

No curso de nutrição não se aprende quase nada sobre emagrecimento e o pouco que se aprende tem grandes equívocos. Não sendo injusto com os

FISIOLOGIA SIMPLIFICADA (DUDU)

Leia até o final! – cortar sal da dieta faz diminuir a retenção, pois o sódio favorece a retenção de água; – cortar carboidratos reduz

CLOMIFENO – PERFIL (DUDU)

Assim como o tamoxifeno, o citrato de clomifeno (conhecido também pelo nome comercial de clomid) também é um SERM (modulador seletivo dos receptores de estrogênio),

Leia Mais