POR QUE NÃO ENGORDO?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Muita gente vê um indivíduo magro ou atleta comendo isso e questiona porque o indivíduo não engorda. Assim como existem pessoas que ganham peso/gordura com facilidade, existem outras mais resistentes ao ganho de peso/gordura (genética resistente à obesidade). Alguns fatores podem explicar isso, mas um ponto importante é que indivíduos assim costumam ter um gasto energético mais elevado, e muitas vezes não é por se exercitarem mais, mas simplesmente por se movimentarem mais no dia a dia.

O gasto energético de atividades que não são do exercício é chamado de NEAT (non exercise activity thermogenesis) e pode aumentar inconscientemente quando um indivíduo come mais calorias. Já em outros indivíduos o NEAT pode ser pequeno, porque o indivíduo se mexe pouco, o que pode favorecer mais o ganho de peso/gordura. É de se esperar que nos indivíduos que tem mais dificuldade de perder peso o NEAT reduza mais do que nos indivíduos que tem mais facilidade de perder peso/gordura.

Outro fator que pode explicar porque indivíduos magros comem muitos alimentos calóricos e não engordam é um aumento da ineficiência metabólica (ineficiência mitocondrial), ou seja, esses indivíduos desperdiçam mais energia na forma de calor, aumentando a demanda energética do organismo. Quando seu corpo usa carboidrato ou gordura para produzir ATP (energia útil para as células) uma parte da oxidação desses substratos vira calor. Em alguns indivíduos a produção de calor pode ser maior porque apresentam uma maior ineficiência metabólica. Um exemplo extremo seria o hipertireoidismo, onde o indivíduo é hipermetabolico e desperdiça muita energia na forma de calor.



Meu gasto energético é em torno de 3500 kcal. Considerando que nessa refeição estou ingerindo perto de 800-1000kcal, poderia comer mais umas 2 assim no dia 😂. Outros fatores que influenciam são a sensibilidade à insulina do indivíduo (a minha é boa) e sua microbiota, que tem impacto no aproveitamento de calorias e também no metabolismo. Não tô aqui para ser exemplo, só para passar conhecimento. Esse é meu prazer, além de comer cueca virada quentinha com café com leite. Claro, esses alimentos têm um potencial maior para promover ganho de peso/gordura, principalmente se o seu metabolismo não ajuda.

Decreased Mitochondrial Proton Leak and ReducedExpression of Uncoupling Protein 3 in Skeletal Muscleof Obese Diet-Resistant WomenMary-Ellen Harper (2002)

Non-exercise activity thermogenesis (NEAT)

Levine (2002)

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Ganhos rápidos não são bons ganhos

Quanto mais rápido seus ganhos, então maior liberação de insulina, maior retenção de sódio e água, aumento também do efeito poupador de gordura dos carboidratos,

Leia Mais