10
jun
2015
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Rebote após competição no Fisiculturismo (DUDU)

Um grande erro da maioria dos atletas novatos é se entupir de comida após a competição. Não por apenas um dia, mas durante vários dias seguidos, e o pior é quando fazem isso justamente quando suspendem o uso de hormônios, termogênicos e reduzindo a atividade aeróbica e o treino de hipertrofia.

Esse tipo de atitude não apenas vai regredir seu shape, mas também pode prejudicar muito sua saúde, principalmente sobrecarga de peso sobre as articulações e tendões (dor na lombar, queimação no tibial anterior quando caminha, pés inchados, etc). Alguns atletas sobem até 10-15 kg de peso após o efeito rebote, e ainda se orgulham disso, sem saber que estão prejudicando sua evolução posterior.

Boa parte do peso ganho se deve à retenção de água, principalmente se a desidratação na finalização foi muito agressiva (o que não deveria ser). Mas ao manter uma realimentação muito agressiva a tendência também é ganhar gordura, pois durante a fase de dieta restrita as adaptações metabólicas do organismo tendem a criar mecanismos poupadores de energia (redução da taxa metabólica, aumento da eficiência mitocondrial, redução dos níveis de leptina), de forma que uma realimentação agressiva e crônica favorece o ganho de gordura, e isso será potencializado quando se suspende o uso de hormônios e termogênicos repentinamente, além da suspensão da atividade aeróbica. Como se não bastasse alguns atletas suspendem o treinamento nessa fase. Esse tipo de atitude não é nada inteligente, e você deveria rever suas estratégias durante a fase de contest, principalmente se abusa de hormônios, termogênicos, e passa muito tempo em uma dieta extremista e/ou realizando muita atividade aeróbica. Lembrando que o ganho de peso, gordura e retenção durante a realimentação agressiva é muito maior em pessoas menos sensíveis à insulina, aquelas que sofrem muito pra secar, tem menor tolerância ao consumo de carboidratos.

Se você é um novato eu entendo perfeitamente que faça esse tipo de coisa após o grande desafio e privação de um período de pre-contest, mas se você pretende ser um atleta competitivo de alto nível e quer manter seu físico em constante evolução, seja inteligente, tenha equilíbrio, pense que pode fazer uma próxima preparação de forma muito mais tranquila equilibrada, pode comer melhor e sem o regredir seu físico. Eu entendo que o fisiculturismo é um esporte que envolve certos extremos e abusos, mas entendo também que uma estratégia inteligente pode te tornar cada vez melhor reduzindo riscos e evitando os extremos de restrição dietética, excesso de treinamento e abuso drogas a maior parte do tempo, e se manter dentro do equilíbrio a maior parte do tempo te deixará na frente dos seus adversários, porque tenha certeza, a maior parte dos atletas ainda vive nos extremos.

Não estou dizendo para se manter rigorosamente na dieta e não parar de treinar para relaxar, mas faça isso aos poucos, restabeleça o equilíbrio após a competição, coma o que gosta aos poucos, mantenha boa parte da dieta (suba os carbos gradativamente) e rotina dos treinos com menor intensidade (se fazia muito aeróbico, mantenha por um tempo uma certa quantidade) e sempre observe seu físico, não jogue o trabalho duro que teve na preparação no lixo. Eu sei que você pode fazer novamente (nem sempre né), mas estou dizendo que você pode fazer melhor.

abraços, dudu haluch

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