31
jul
2019
8

QUEIMAR MAIS GORDURA NÃO SIGNIFICA PERDER MAIS GORDURA!

Essa figura ilustra (instagram) duas pessoas fazendo diferentes dietas com o mesmo déficit calórico e a mesma quantidade de proteínas (20% das calorias), variando apenas a quantidade de carboidratos e gorduras entre elas.

Como muita gente sabe a dieta low carb (10% de carboidratos, 70% gordura) diminui mais os níveis de insulina, intensificando a lipólise, a quebra de triacilgliceróis em ácidos graxos e glicerol. Podemos ver pelo desenho que a lipólise é maior na dieta 1, o significa que sai mais ácidos graxos do adipócito do que na dieta 2. Esses ácidos graxos são oxidados em diversos tecidos que precisam de energia, como músculo, coração, fígado etc. Como a ingestão de carboidratos na dieta 1 é baixa, a gordura é o combustível energético primordial. No entanto, apesar de ocorrer maior lipólise e queima de gordura com a dieta 1, existe uma grande ingestão de gordura, que acaba sendo direcionada para o adipócito. Ou seja, na dieta 1 sai mais gordura do adipócito, mas também entra mais gordura proveniente da dieta (70% de gordura).

Na dieta 2, por existir maior ingestão de carboidratos, ele é o combustível energético primordial para fornecer energia para os tecidos. No entanto, devido ao déficit calórico, a ingestão energética é insuficiente e o tecido adiposo precisa contribuir com parte da energia necessária para os tecidos. Embora na dieta 2 ocorra menos lipólise e oxidação de gordura, também entra menos gordura no adipócito proveniente da dieta (30% de gordura).

No fim das contas, o que importa para a PERDA DE GORDURA é o saldo de gordura que entra e sai do adipócito. Por esse motivo, dietas low carb queimam mais gordura que dietas high carb, mas o balanço de gordura no adipócito tende a ser igual nas duas dietas e é isso que importa no EMAGRECIMENTO. Existem estudos comprovando isso ;)

abraços, Dudu Haluch

REFERÊNCIAS:

Calorie for Calorie, Dietary Fat Restriction Results in More Body Fat Loss than Carbohydrate Restriction in People with Obesity.
Hall KD

Obesity Energetics: Body Weight Regulation and the Effects of Diet Composition
Kevin D. Hall and Juen Guo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.