16
out
2019
1

TESTOSTERONA SUBCUTÂNEA

Tenho visto muita confusão sobre esse tema. Algumas pessoas têm alegado que a aplicação de testosterona subcutânea diariamente fornece concentrações mais estáveis de testosterona que a aplicação intramuscular. Isso é uma grande MERDA. Na verdade o que os estudos tem mostrado é que a via de aplicação subcutânea pode ser mais interessante do que a intramuscular por ser menos dolorosa e fornecer mais estabilidade nas concentrações de testosterona quando a comparação é feita aplicando testosterona subcutânea “1x na semana” com pessoas que usam a via intramuscular aplicando a “cada 2-3 semanas”.

Veja o que diz o estudo de McFarland (2017) com trangêneros aplicando subcutânea 1x na semana: “Nossos dados demonstram que quando o cipionato de testosterona é injetado SC em um intervalo semanal, os níveis séricos médios permanecem estáveis ​​e dentro da faixa normal. Um padrão semelhante de níveis séricos médios de testosterona foi relatado com injeções intramusculares semanais de testosterona”.

Na terapia de reposição de testosterona feita pela via intramuscular os níveis de testosterona podem flutuar bastante pois a aplicação é feita a cada 2-3 semanas, o que tende provocar oscilações no humor, disposição e libido. Não é o caso de fisiculturistas que fazem aplicação de testosterona intramuscular 1-2x na semana com durateston, cipionato ou enantato de testosterona. Claro que se você aplicar testosterona todo dia, seja subcutânea ou intramuscular, as concentrações serão mais estáveis, mas comparando com a aplicação do éster longo 2x na semana isso é irrelevante quando se trata de efeitos colaterais. Ou seja, quando se trata de reposição hormonal (TRH), a via subcutânea tem se mostrado mais interessante por ser menos dolorosa e mais fácil de ser utilizada. No entanto, a via subcutânea não parece oferecer mais estabilidade nas concentrações de testosterona que a via intramuscular quando a comparação é feita com o mesmo intervalo de aplicação. Se você é um fisiculturista isso terá pouca relevância pra você, a não ser que tenha medo de agulha 😂😂😂

abraços, Dudu Haluch

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.