POR QUE NÃO ENGORDO?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Muita gente vê um indivíduo magro ou atleta comendo isso e questiona porque o indivíduo não engorda. Assim como existem pessoas que ganham peso/gordura com facilidade, existem outras mais resistentes ao ganho de peso/gordura (genética resistente à obesidade). Alguns fatores podem explicar isso, mas um ponto importante é que indivíduos assim costumam ter um gasto energético mais elevado, e muitas vezes não é por se exercitarem mais, mas simplesmente por se movimentarem mais no dia a dia.

O gasto energético de atividades que não são do exercício é chamado de NEAT (non exercise activity thermogenesis) e pode aumentar inconscientemente quando um indivíduo come mais calorias. Já em outros indivíduos o NEAT pode ser pequeno, porque o indivíduo se mexe pouco, o que pode favorecer mais o ganho de peso/gordura. É de se esperar que nos indivíduos que tem mais dificuldade de perder peso o NEAT reduza mais do que nos indivíduos que tem mais facilidade de perder peso/gordura.

Outro fator que pode explicar porque indivíduos magros comem muitos alimentos calóricos e não engordam é um aumento da ineficiência metabólica (ineficiência mitocondrial), ou seja, esses indivíduos desperdiçam mais energia na forma de calor, aumentando a demanda energética do organismo. Quando seu corpo usa carboidrato ou gordura para produzir ATP (energia útil para as células) uma parte da oxidação desses substratos vira calor. Em alguns indivíduos a produção de calor pode ser maior porque apresentam uma maior ineficiência metabólica. Um exemplo extremo seria o hipertireoidismo, onde o indivíduo é hipermetabolico e desperdiça muita energia na forma de calor.



Meu gasto energético é em torno de 3500 kcal. Considerando que nessa refeição estou ingerindo perto de 800-1000kcal, poderia comer mais umas 2 assim no dia 😂. Outros fatores que influenciam são a sensibilidade à insulina do indivíduo (a minha é boa) e sua microbiota, que tem impacto no aproveitamento de calorias e também no metabolismo. Não tô aqui para ser exemplo, só para passar conhecimento. Esse é meu prazer, além de comer cueca virada quentinha com café com leite. Claro, esses alimentos têm um potencial maior para promover ganho de peso/gordura, principalmente se o seu metabolismo não ajuda.

Decreased Mitochondrial Proton Leak and ReducedExpression of Uncoupling Protein 3 in Skeletal Muscleof Obese Diet-Resistant WomenMary-Ellen Harper (2002)

Non-exercise activity thermogenesis (NEAT)

Levine (2002)

abraços, Dudu Haluch




Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Imprimir
Se inscrever
Notificar de
guest
Gostou da publicação?
0 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

AERÓBICO EM JEJUM CATABOLIZA?

Afirmar que o exercício aeróbico em jejum (AEJ) promove maior perda de gordura que o aeróbico depois de estar alimentado por otimizar a ação dos

Dieta por Dan Duchaine

A coisa é … há alguns indivíduos que podem chegar até 15-20% de gordura corporal, colocar um monte de músculo e, em seguida, ser capaz

ZMA: Massa Muscular E Testosterona (Dudu)

Promessa ou marketing? Curiosamente o suplemento ZMA foi desenvolvido pelo mesmo autor (Victor Conte) do artigo que defende sua eficácia em elevar hormônios anabólicos (testosterona,

Leia Mais