Diferença na produção de testosterona entre homens e mulheres
As mulheres produzem cerca de 0,25 a 1 mg de testosterona por dia (2 a 7 mg por semana), enquanto os homens produzem cerca de 7 a 10 mg de testosterona por dia. Enquanto os valores de referência das concentrações séricas de testosterona variam de 300 a 1000 ng/dl para os homens, nas mulheres esses valores vão de 15 a 75 ng/dl.
Sensibilidade das mulheres aos esteroides androgênicos
Por produzirem muito menos testosterona que os homens, as mulheres são mais sensíveis às elevações dos níveis de testosterona e, consequentemente, mais sensíveis ao uso de esteroides androgênicos. Isso é muito importante, pois tanto os ganhos de massa muscular, como a virilização, são efeitos dose-dependentes.
Riscos de efeitos colaterais virilizantes em caso de doses excessivas
Doses maiores de esteroides anabolizantes em mulheres promovem maiores ganhos de peso, massa muscular, mas também aumentam os riscos de efeitos colaterais virilizantes, como hirsutismo, engrossamento da voz e hipertrofia do clitóris. Mulheres que buscam mudar seu físico com o uso dessas substâncias devem estar atentas, pois doses um pouco acima dos limites fisiológicos já aumentam o risco de efeitos colaterais virilizantes.
Resumo:
As mulheres produzem significativamente menos testosterona que os homens, tornando-as mais sensíveis aos efeitos dos esteroides androgênicos. Doses elevadas dessas substâncias podem resultar em ganhos de massa muscular, mas também aumentam os riscos de efeitos colaterais virilizantes, como hirsutismo e engrossamento da voz. Por isso, as mulheres devem ter cuidado ao utilizar esteroides anabolizantes, pois doses acima dos limites fisiológicos podem ser prejudiciais à saúde.