14
out
2019
18

CICLO É ILUSÃO?

CICLO É ILUSÃO?

Se você pretende ganhar muita massa muscular e perder gordura com esteroides anabolizantes está se iludindo, principalmente se acredita que pode manter os resultados depois de um ciclo.

A figura exemplifica as variações dos níveis de testosterona de um usuário de esteroides e a mudança do ambiente hormonal durante o uso (ciclo) e após a interrupção do uso (pós-ciclo). O uso de esteroides anabolizantes cria um ambiente hormonal muito anabólico, com grande aumento da síntese proteica e redução da degradação proteica, favorecendo um grande e rápido ganho de massa muscular. No pós-ciclo o ambiente hormonal é muito catabólico, pois os níveis de hormônios anabólicos caem drasticamente, reduzindo a síntese proteica e aumentando muito a degradação de proteínas. Nessa situação, agravada pela inibição do eixo HPT (supressão da testosterona endógena), o indIvÍduo tende a perder boa parte dos ganhos conquistados com o ciclo, perdendo massa muscular e ganhando gordura, devido a redução do metabolismo basal e também pela piora da sensibilidade à insulina. O ambiente muito anabólico do ciclo não pode ser mantido com a retirada dos esteroides, por isso o catabolismo muscular é inevitável. Indivíduos com pouca massa muscular têm mais chances de manter parte dos ganhos, mas ainda assim sofrem com uma piora do perfil metabólico por um tempo no pós ciclo, o que favorece o ganho de gordura.

Os esteroides aumentam a quantidade de mionúcleos das fibras musculares, assim como o treino resistido. O aumento do número de mionúcleos aumenta a capacidade de síntese proteica muscular. Por isso é possível ter um potencial um pouco maior de ganhos de massa muscular após o uso de esteroides do que o indivíduo teria naturalmente. Infelizmente a sensibilidade à insulina piora após o uso de esteroides, o que dificulta a oxidação de gordura. Por isso é comum que fisiculturistas que interromperam o uso de esteroides mantenham um bom volume muscular, mas com um percentual de gordura mais elevado.

Tire proveito máximo do seu potencial genético antes de pensar em usar esteroides, até porque esteroides anabolizantes não podem mudar uma genética ruim. “Se seus receptores não respondem bem a sua própria testosterona, então não responderão bem a nenhum esteroide anabolizante. Os receptores são os mesmos”.

Referências:
Hormônios no Fisiculturismo – Dudu Haluch (2017)
Nutrição no Fisiculturismo – Dudu Haluch (2018)

abraços, Dudu Haluch

1 Response

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.