Recentemente alguns pesquisadores tem defendido a ideia de que fazer dieta não funciona. Embora isso seja direcionado para as pessoas que queiram perder peso/gordura, sem uma preocupação relacionada diretamente ao fitness/bodybuilding, posso dizer que essa ideia é bem ampla, e mesmo poderia ser aplicada aos atletas, principalmente aqueles que encaram a dieta como um grande sacrifício.
O fato é que qualquer dieta extrema tenta mudar seu corpo de forma agressiva, e isso não vai mudar sua mente, sua forma de encarar os alimentos e a rotina. Claro que você precisa fazer escolhas quando quer mudar seu corpo, mas essas escolhas precisam ser inteligentes e adaptáveis, e uma dieta como Detox, HCG, Dukan, não serão de fácil adaptação. Elas podem mudar seu corpo rapidamente em questão de dias, mas não podem mudar sua mente, na verdade você é apenas iludido temporariamente com resultados rápidos, mas que não são sólidos, de fácil consolidação. A regulação do seu peso, metabolismo e apetite estão inter-relacionadas, de forma que ao quebrar essa homeostase de forma violenta o corpo vai reagir de forma violenta em algum momento (através de estímulos fortes ao apetite no sistema nervoso central), buscando restaurar a homeostase, e daí vem os rebotes agressivos das dietas da moda, e o fracasso se seguir modismos assim passa dos 90-95%.
Já no bodybuilding/fitness as pessoas acabam tendo um sucesso maior por aderirem a um novo estilo de vida de forma consciente, mas que muitas vezes está associado a uma dependência no uso de hormônios e drogas estimulantes, e uma certa obsessão com certos alimentos considerados saudáveis, obsessão que acaba não sendo saudável mentalmente. Acaba que um corpo musculoso e com baixo percentual de gordura acaba não refletindo saúde física e mental muitas vezes, assim como o indivíduo obeso/sedentário que tem obsessão por alimentos e hábitos ruins, o atleta por sua vez acaba ficando neurótico pelo excesso de extremismo com aquilo que ele considera melhor para manter seu físico e saúde, que na maioria das vezes não é, e esses extremos é que fazem o atleta ter rebotes agressivos de peso após as competições ou abandono do estilo de vida de bodybuilder. Isso se reflete muitas vezes em relações sociais/familiares prejudicadas, enquanto o indivíduo que tenta emagrecer fracassa justamente para manter-se sociável, sabotando sua dieta em busca de se manter mais integrado ao seu grupo social, que segue os mesmo hábitos ruins.
A melhor forma de mudar seu corpo, independente de suas escolhas, é mudar sua mentalidade em relação àquilo que você faz e prejudica seu corpo, e tendo consciência que essa mudança leva tempo, seu corpo precisa se adaptar a ela, sua mente principalmente, mesmo que não seja algo prazeroso no início, é um fator determinante para que você seja melhor amanhã, saudável de corpo e mente. Assim como qualquer outro esporte de alto nível fisiculturismo não é saudável para a maioria das pessoas, mas você pode fazer com que seja mais saudável, ou pelo menos não tão ruim, para você.
Fazer dieta não funciona, mudar seu estilo de vida sim!
abraços, Dudu Haluch