Entendendo a Nandrolona
Nandrolona é um esteroide 19-nor (19 nortestosterona), o que significa que um carbono foi retirado da posição 19 da molécula de testosterona. Essa modificação reduz seus efeitos androgênicos e sua aromatização. Consequentemente, faz com que nandrolona tenha efeitos anabólicos semelhantes à testosterona, com menos efeitos colaterais androgênicos e estrogênicos. Nandrolona também sofre ação da enzima 5α-redutase, que converte nandrolona em dihidronandrolona (DHN), um androgênio bem menos potente que a dihidrotestosterona (DHT) e menos androgênico que a própria nandrolona. Mesmo assim não se deve subestimar os efeitos androgênicos da nandrolona, tais como acne, queda de cabelo e virilização.
Retenção Hídrica e Estudos com Nandrolona
A nandrolona tem fama de aumentar a retenção hídrica, mas um estudo com fisiculturistas, que utilizaram 200 mg por semana de nandrolona por 8 semanas, não mostrou aumento da retenção de água, o que indica que as alterações na massa magra podem ser atribuídas exclusivamente ao aumento da massa muscular (HARTGENS, 2004). Como o decanoato de nandrolona é geralmente utilizado em dieta hipercalórica (off season/bulking), é esperado aumento da retenção hídrica, pois com o aumento das calorias e carboidratos também ocorre aumento dos níveis de insulina, o que favorece a retenção de sódio e água pelo organismo.
Referências
– Bodybuilders' body composition: effect of nandrolone decanoate. Wouter D van Marken Lichtenbelt et al. Med Sci Sports Exerc. 2004 Mar.
– E-book Perfil dos esteroides. Dudu Haluch, 2021.
Resumo
A nandrolona é um esteroide 19-nor que apresenta efeitos anabólicos semelhantes à testosterona, com menos efeitos colaterais androgênicos e estrogênicos. Embora convertida em um androgênio menos potente pelo organismo, ainda pode causar efeitos indesejados. Estudos indicam que a nandrolona não aumenta a retenção hídrica, mas seu uso em dietas hipercalóricas pode favorecer esse efeito devido ao aumento da insulina.